Reverência ao mestre em congresso jurídico
Celso Cordeiro Filho 07/05/2019 19:18 - Atualizado em 15/05/2019 20:21
Professor Fernando da Silveira
Professor Fernando da Silveira / Genilson Pessanha
Prossegue nesta quarta-feira (8), no auditório da Faculdade de Direito de Campos, o 3° Congresso Jurídico, que está homenageando os 90 anos do professor Fernando da Silveira, com palestras, pela manhã, dos promotores Luiz Cláudio Carvalho Almeida sobre Curatela a partir da Lei Brasileira de Inclusão e Victor Queiroz abordando a Justiça Itinerante e Cidadania. Às 19h30, haverá um debate sobre Redes Sociais com a participação de Ricardo André Vasconcelos (jornalista e mediador), Aluysio Abreu Barbosa (jornalista e poeta), Sana Gimenez (doutora em Sociologia Política) e Igor Franco (professor).
Como é um assunto que está chamando a atenção de todos os segmentos da sociedade brasileira, o debate sobre Redes Sociais é bastante relevante, na opinião do jornalista Ricardo André, que observou: “Elas estão presentes no nosso dia a dia. São inclusive instrumentos de governo, no caso de Donald Trump, nos Estados Unidos, e de Jair Bolsonaro, no Brasil. Autoridades discutem, brigam e fazem as pazes pelas redes sociais. Vamos avaliar isso tudo no debate e saber se a Internet vai se resumir a elas.”
Durante o debate, Alusyio se propõe a dar uma perspectiva histórica sobre o assunto fazendo referência às três principais revoluções humanas: cognitiva, agrícola e tecnológica. “Hoje as redes sociais passaram a ser o grande gatilho dos movimentos de massa no mundo. A primeira foi a Primavera Árabe, em 2010/11, e, no Brasil, as Jornadas de Junho, em 2013. Também vou avaliar as fake news e comentar sobre os presidentes que querem governar através das redes sociais. Enfim, o assunto é amplo”, acrescentou.
— O debate é importante, principalmente, levando-se em conta o que aconteceu nas últimas eleições no Brasil. A mídia tradicional vem perdendo espaço para as redes sociais que, inclusive, estão transformando a relação de poder. Logo. é fundamental discutir o assunto, pois hoje há igualdade no compartilhamento de informações. Enfim, vamos trocar ideias e aprofundar análises sobre as redes sociais — adiantou o professor Igor Franco.
Por sua vez, a professora Sana Gimenez entende ser necessário o debate sobre as Redes Sociais “em face do aumento das fake news (notícias falsas) que inclusive influenciaram resultado de eleição. Temos que repensar o assunto e ver como elas nascem, porque brotam e se espalham. Enfim, discutir o assunto é fundamental neste momento da vida brasileira.”
Mestre — O grande homenageado do 3° Congresso Jurídico do Uniflu é o professor Fernando da Silveira, que no próximo dia 26 estará completando 90 anos. “Como já disse, eles foram bastante generosos nessa homenagem. Mas, é lógico que me sinto lisonjeado com tanta deferência”, afirmou. Além de professor da Faculdade de Direito, onde leciona “Tópicos Especiais em Linguagem Jurídica”. é advogado, jornalista e membro da Academia Campista de Letras (ACL).
Fernando é dono de um vasto currículo tendo começando sua atuação jornalística em 1948 no extinto jornal Monitor Campista. No ano seguinte, foi morar no Rio de Janeiro, onde permaneceu até 1961. Na década de 50, foi repórter do Diário Carioca e, logo depois, ingressaria no jornal “O Popular”, que em sua linha editorial apoiava o governo de Getúlio Vargas. “Foi um veículo muito importante e um dos primeiros a usar cores. Na época só tinham dois jornais a cores: O Popular e Última Hora. Vivi grandes momentos na imprensa carioca. Com a morte de Getúlio Vargas, deixei O Popular e fui para a revista Beira Mar”, disse.
Retorna a Campos em 1961, como funcionário da Secretaria de Agricultura e Indústria e Comércio do Estado do Rio dirigindo o Serviço de Divulgação Rural do Estado. Ingressa como professor na Escola Agrotécnica (hoje Colégio Agrícola). Em 1970, termina o curso de Direito, mas sempre exercendo o magistério. Em 1979, a convite de Mario Ferraz Sampaio (dono da Rádio Cultura), ingressa no quadro de professores da Faculdade de Filosofia de Campos, onde passou a dar aulas no curso de Comunicação Social. Foi professor também no curso de Direito da Candido Mendes. “Enfim, minha trajetória é longa. Se você contar tudo, necessitaria de muito espaço”, completou.
A homenagem acontece nesta quinta-feira (9), às 21h, no encerramento do encontro jurídico. Pela manhã, às 10h30, o advogado e professor Rafael Crespo Machado fará palestra analisando a Jurisprudência do STF (Supremo Tribunal Federal) e STJ (Superior Tribunal de Justiça). À noite, às 20h, o vice-presidente da OAB/Campos, Christiano Fagundes, e a advogada Léa Paiva abordarão questões ligadas à reforma trabalhista para o empregado doméstico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS