Empreendedoras, mãe e filha abrem negócio
13/05/2019 20:39 - Atualizado em 15/05/2019 20:31
Ainda no colégio, o sonho da jovem Eskarlat Ribeiro, de 19 anos, era abrir uma confeitaria. No começo, Verônica, a mãe de Eskarlat, não acreditou que iria dar certo, mas depois embarcou no sonho da filha e, atualmente, as duas trabalham juntas num negócio próprio.
— A confeitaria foi um sonho para mim. Em junho de 2017 eu falei: “Mãe, quero fazer doces para vender. Só preciso de R$50 para começar”, disse a menina. Verônica falou que ia pensar.
— Pensei que ela não ia me ajudar, mas uma semana depois ela apareceu e me deu o dinheiro e depois ela já estava junto comigo — contou Eskarlat.
Verônica confirmou a versão da filha.
— Eu não queria em momento algum me envolver, mas como mãe nunca fica de fora, então eu me uni a ela e ajudei. A gente fabrica tudo junto, a gente sai para vender e divulgar juntas — disse Verônica Ribeiro.
O empurrão que elas precisavam para deslanchar de vez nos negócios veio após o curso de panificação que a Prefeitura de Campos oferece gratuitamente através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS).
Mãe e filha fizeram juntas a qualificação durante o ano de 2018 e trouxeram mais um produto para a confeitaria: os biscoitos, bastante lucrativos para elas.
— Nós aprendemos a fabricar nossos biscoitos e isso nos ajudou muito financeiramente. Já tínhamos a nossa confeitaria online e o curso veio realmente para nos agregar, dar mais aprendizado, conhecimento e um produto a mais ao nosso trabalho. A partir desse curso, os nossos biscoitos estão presentes naquilo que fazemos, na cesta de café da manhã e nas caixinhas para presentes em datas comemorativas — relatou Verônica.
Eskarlat e Verônica são muito unidas e, embora tenham capacidade técnica para produzirem os biscoitos e doces sozinhas, as duas só conseguem trabalhar quando a outra está por perto.
— Sempre trabalhamos juntas e nos damos bem. A gente não consegue fazer nada sem uma a outra e ficamos inseguras mesmo que a gente saiba a receita toda, mas gosto de fazer com ela aqui mesmo que você faça nada — declara a filha.
Casos de empreendedorismo se sucedem em Campos, através de programas da Prefeitura, inclusive, com pequenos negócios que saem da informalidade e se organizam de forma legal, com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e outros requisitos que permitem o acesso do negócio a linhas de crédito para sua expansão. (A.N) (P.R.P.P)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS