Caminhada Alcoológica percorre bares do centro
17/05/2019 18:54 - Atualizado em 21/05/2019 20:12
Pelo segundo ano consecutivo, acontece hoje (18), a partir das 10h, com concentração em frente Ao Gato Preto, em seu novo endereço à rua Barão Amazonas, 16, no centro, a Caminhada Alcoológica que percorrerá vários bares do centro histórico de Campos e é esperada a participação de 200 frequentadores dos botequins da cidade. O homenageado é Zé Psiu (falecido) que, por mais de 20 anos, ficou à frente de Ao Grato Preto, quando funcionava na rua 21 de Abril.
Um dos organizadores do evento etílico é o jornalista Wellington Cordeiro, presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), que explica ser uma forma de estreitar a relação dos frequentadores de botequins da cidade. “Trata-se de uma grande confraternização em torno na cultura etílica que tem tradição em Campos, tendo os bares do centro histórico papel decisivo no aumento da afetividade entre os seus cultivadores”, adiantou.
A primeira edição aconteceu em outubro do ano passado e reuniu cerca de 150 pessoas. A previsão para esta segunda edição é de 200 frequentadores. Este evento não é inédito, várias cidades realizam sua versão. Em 2018, antes de realizar a caminhada, Wellington participou de uma Caminhada Alcoológica no município de Iconha, no Espírito Santo, para conhecer a logística da organização. O evento é de livre participação, mas para facilitar a organização, foi preparado um kit caminhada composto de camisa e caneca personalizadas, porém as encomendas se encerraram na última terça-feira com cerca de 200 pessoas interessadas em participar do evento.
Sobre o roteiro da Caminhada Alcoológica, o presidente da AIC adiantou que “visitaremos seis bares do centro da cidade. A concentração acontece a partir das 10h da manhã, em frente ao Bar Ao Gato Preto, em seu novo endereço, na rua Barão do Amazonas, 16. A saída da caminhada será por volta das 12h, seguindo pela mesma rua, com paradas no Bar do Dedé e o Gato Espetado. Em seguida a turma entrará no Mercado Municipal para uma parada no Bar do Robinho. Seguiremos em seguida para o Bar do Afrânio, na rua Gil de Gois e teremos uma grande festa de encerramento, com show de samba de raiz ao vivo, no Open Bar, localizado na Av. Alberto Torres, na esquina da Praça do Canhão. Todo o trajeto é percorrido com muita descontração e organização. Temos a preocupação em dar segurança ao passeio, com o apoio da Guarda Municipal em todo o trajeto. Teremos banheiros químicos para evitar problemas de desconforto entre os participantes. Aproveitamos também para realizar campanhas de conscientização em relação ao trânsito, destacando o tema ‘Se beber não dirija’ em toda nossa divulgação e durante a realização da caminhada”.
A caminhada deste ano será em homenagem a José Carlos Barbosa, proprietário do tradicional bar Ao Gato Preto, o saudoso Seu Zé Psiu que faleceu em janeiro deste ano, depois de mais de 20 anos à frente do tradicional comércio. “Os frequentadores tinham em Seu Zé a figura de um pai. Era nossa referência no centro da cidade, sendo impossível passar na rua 21 de abril, o antigo endereço do bar, sem parar para uma conversa com ele, que sabia acolher como ninguém a todos os amigos com muito respeito e afetividade”, observou.
A escolha do Gato Preto como ponto de concentração se justifica por ser o único bar em Campos tombado como Patrimônio Histórico Imaterial do município pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio (Coppam). “Recentemente, o Bar Ao Gato Preto passou por um episódio que causou grande comoção na comunidade que foi a sua transferência de endereço, afinal estava localizado no mesmo local há mais de 90 anos. Precisamos fortalecer nossas tradições, principalmente as populares e os botequins fazem parte da nossa memória afetiva como verdadeiros espaços de convivência”, acrescentou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS