Lyra de Apollo comemora seus 149 anos
Celso Cordeiro Filho 18/05/2019 16:27 - Atualizado em 21/05/2019 20:13
Isaías Fernandes
A Lyra de Apollo, tradicional banda de música de Campos, comemora, neste domingo (19), seus 149 anos de existência com uma apresentação, às 10h, na Praça São Salvador. Em seguida, fará um desfile pela área central da cidade e tudo terminará no prédio histórico, que está em processo de recuperação após o incêndio ocorrido em 1990. Por sua vez, o maestro Ricardo Azevedo completará 80 anos nesta terça-feira (21), tendo grande parte de sua vida dedicada à banda.
Todas as vezes que fala da Lyra de Apollo, principalmente das obras de recuperação do prédio, o maestro não esconde a emoção: “Estamos felizes pelos 149 anos, mas esperamos poder celebrar os 150, em 2020, dentro do prédio com tudo funcionando plenamente. Quando assumi a liderança do grupo, o prédio era só carcaça por causa do incêndio. Este ano, conseguimos erguer as torres, o telhado e colocar as liras douradas no alto do prédio”.
No ano passado, foram feitas obras de recuperação da escada e do assoalho. Lembra, com certa amargura, que, durante muitos anos, os músicos foram obrigados a ensaiar na rua, uma vez que não havia acesso ao segundo pavimento. “Foram dias de angústia, mas aos poucos, usando somente recursos próprios, estamos reestruturando o nosso prédio. Existem ainda muitos desafios pela frente, mas não desistiremos”, acrescentou.
Informou que, nos próximos dias, outra etapa da obra será realizada com a colocação de portas que serão pintadas em dourado, mesma cor das liras instaladas no telhado. A Lyra de Apollo ensaia toda semana. Quem quiser fazer parte do grupo pode aprender algum instrumento gratuitamente aos sábados, das 9h às 12h30. São gerações passando conhecimento para os novos músicos que chegam. O maestro anunciou que, no repertório de aniversário, terá o clássico “A banda”, de Chico Buarque de Holanda. E, por fim, o tradicional “Parabéns para Você”. “Vai ser um dia glorioso e de muita felicidade para a nossa Lyra de Apolo”, completou.
Histórico — O edifício sede da Sociedade Musical Lyra de Apollo, integra um grupo de quatro importantes imóveis, tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), no centro histórico da cidade de Campos dos Goytacazes. O Solar do Visconde de Araruama, o Hotel Gaspar e o edifício da Lyra de Apollo, localizados ao redor da praça São Salvador, contam também com o Hotel Amazonas, em rua adjacente. A Sociedade Musical Lyra de Apollo foi fundada em março de 1870. O edifício foi construído com donativos dos seus associados, inaugurado em 1912 na praça São Salvador, no coração da cidade, na lateral da igreja Matriz. Sobressai do conjunto arquitetônico eclético remanescente na praça pelo tratamento mais elaborado de sua fachada e pelos dois telhados pontiagudos, arrematados por uma lira estilizada. Em 1990, um incêndio no prédio destruiu seu interior e cobertura. Depois do incêndio que causou grande prejuízo ao prédio da Lyra de Apollo, no Centro de Campos, os músicos da banda não perderam as forças e passaram os anos seguintes ensaiando em locais distintos, sendo duas décadas de ensaios no calçadão, em frente ao imóvel.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS