Roxinho apoia Francimara, que faz reforma administrativa
Arnaldo Neto 24/05/2019 20:40 - Atualizado em 27/05/2019 12:27
Tem mudança no tabuleiro político de São Francisco de Itabapoana. Candidato a deputado estadual em 2018, e com mais de 25% dos votos válidos do município, Renato Roxinho (PRTB) aparecia como nome forte para entrar no páreo a prefeito em 2020. Contudo, ele anunciou nesta sexta-feira que passa a fazer parte do grupo da prefeita Francimara Barbosa Lemos (PSB), que já afirmou a busca pela reeleição. Logo após o acordo, Francimara também anunciou uma reforma administrativa na Prefeitura.
A primeira mudança foi a criação da secretaria de Pesca, com a nomeação de João da Ótica no comando e Marinel Silva, subsecretário. A criação da pasta, antes integrada com a Agricultura, foi uma promessa de campanha da prefeita. João da Ótica é presidente do Solidariedade no município, partido que sondou Francimara para filiação. Marinel é empresário de Gargaú do ramo da pesca e foi candidato a vereador.
Na Agricultura, o comando fica com Renato Roxinho, tendo como subsecretário Uéber Cherene. Na secretaria de Obras, Edivania Viana passa a comandar a pasta e Jamilton Chaô, que já foi vereador, mas não conseguiu reeleição, ocupa a subsecretaria.
Roberto Vinagre, que estava à frente da pasta de Obras, foi para assessoria de Gabinete. Matheus Henriques, filho do vice-prefeito Cláudio Henriques (DEM), e ex-secretário de Agricultura, passa a desempenhar o cargo de veterinário da pasta.
— A independência que me levou a ser candidato me permitiu, também, ter um tempo para refletir sobre o caminho a ser seguido. Passo, a partir de agora, a fazer parte desse projeto — afirmou Renato.
Além de Francimara, agora são três os nomes de possíveis candidatos em 2020. O ex-vereador campista e ex-deputado estadual Papinha (PSL); o ex-vereador Marcelo Garcia (PSDB) e o ex-prefeito Pedrinho Cherene (MDB), que teve as contas de 2016 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), decisão confirmada pela Câmara. Cherene, por ora, está inelegível, mas recorre.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS