Integração regional na Feijoada da Folha
Celso Cordeiro Filho 24/05/2019 18:39 - Atualizado em 06/06/2019 13:48
Feijoada da Folha - 40 anos
Feijoada da Folha - 40 anos / Folha da Manhã
Ao homenagear amanhã (26), os 100 anos do cantor e compositor Jackson do Pandeiro, que foi aclamado nacionalmente o Rei do Ritmo, a Feijoada da Folha reunirá, a partir das 13h, no Espaço Versailles, na Pecuária, representantes de vários segmentos sociais de Campos e da região Norte-Fluminense. Desde 1992, Campos recebe, todos os anos, a receita especial do tradicional evento sócio-político-empresarial.
Voltando à linha do tempo, início de 1992, contata-se que a experiência deu certo e hoje a Feijoada da Folha é um evento vitorioso que reúne as figuras mais expressivas da sociedade organizada regional, como formadores de opinião, empresários, políticos e pessoas de destaque na vida social. Em praticamente todas as edições, o Grupo Folha conseguiu reunir quase todos os prefeitos da região, deputados estaduais, federais, senadores e até governadores.
A proposta básica da iniciativa é dar visibilidade aos parceiros da Folha da Manhã e também às suas ideias e compromissos, permitindo assim que todo o universo produtivo interaja. Além do aspecto sociocultural, vale lembrar também a meta social após a troca das camisas convites por cestas básicas que são distribuídas a instituições assistenciais.
A história da Feijoada da Folha é longa. A primeira edição do evento aconteceu em 1992, no Sesc Mineiro, em São João da Barra, para 80 convidados. Com o sucesso do evento, a Feijoada se repetiu nos anos seguintes. Em 1993, ocorreu em Grussaí. Depois, foi realizado em Farol de São Thomé e em Macaé. Devido à logística, que envolve decoração, atrações culturais e vários serviços, começou a ser feita sempre em Campos, passando por vários lugares. Em 1995, a Feijoada da Folha teve seu recorde de público até então: 300 pessoas. O espaço foi o Salão Nobre do Jockey. No ano seguinte, o já tradicional evento ocupou a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), local que é, até hoje, o mais longo endereço fixo da Feijoada, recebendo os convidados até 2006.
No entanto, o público voltou a crescer, desta vez para 600 convidados. O local do evento passou, então, a ser o Parthenon, em Guarus. Em 2011, já para 700 convidados, novo espaço: Clube Saldanha da Gama. Depois, a Estação Saúde figurou como a sede do evento até 2015.
As comemorações das Bodas de Prata da Feijoada da Folha, em 2016, aconteceram no Espaço Versailles, que tem capacidade para 1.000 pessoas, recebeu os convidados da Feijoada também no ano passado e será palco para a 28ª edição, este ano.
Desde sua 11ª edição, a Feijoada da Folha se veste de temas a cada ano. O primeiro deles foi “Copa do Mundo”, em 2006. De lá para cá, entre outros, estiveram nas temáticas dos últimos anos: “Revitalização da Lapa do Rio de Janeiro”, “Dorival Caymmi”, “Carmem Miranda”, “Tom Jobim”, “Centenário do Samba” e “Chacrinha”. Os 40 anos da Folha compuseram o tema do ano passado.
A 28ª Feijoada da Folha da Manhã tem como patrocinadores Águas do Paraíba, Grupo MPE, Empresa Brasil, Cerveja 1500, Porto do Açu e Nova Canabrava e apoio da Imbeg, Rogil Tour, RadMed e SupeBom. Ainda a participação de AndaCampos, Cultura Inglesa, Vodka Kovak, Cachaça 7 Engenhos, ProntoCardio, Abertura Promoções e Performa Ambiental.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS