Prefeito Rafael Diniz participa de mutirão em Travessão
25/05/2019 14:21 - Atualizado em 27/05/2019 11:31
O prefeito Rafael Diniz (PPS) acompanhou neste sábado (25) o mutirão realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no combate ao mosquito Aedes aegypti, no distrito de Travessão. Segundo o município, no distrito se concentra o maior número de casos de chikungunya. Cerca 200 pessoas foram envolvidas na ação. Na última sexta-feira (24), o mutirão foi realizado nos bairros Bela Vista, Penha, Vila Manhães, Parque Prado e Novo Jóquei, com apoio de equipes das superintendências de Postura e Limpeza Pública.
— A infestação do mosquito é um problema que atinge todos os municípios do estado do Rio de Janeiro. Escolhemos Travessão para realizar este mutirão, pois aqui estão os maiores números de casos de chikungunya. Além do combate ao mosquito, viemos conscientizar a população, porque esta é uma missão não somente da Prefeitura, mas também de todo o cidadão para combatermos o mosquito transmissor da chikungunya, dengue e zika — destacou o prefeito.
Com base no último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), Campos registra mais de três mil casos de chikungunya. Diante deste quadro, a Secretaria de Saúde preparou estratégias para implementar maior ofensiva nas ações, em função do avanço para o quadro de “período endêmico”.
— É alarmante, mas 83% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Intensificamos os mutirões, no entanto, a população precisa contribuir, eliminando criadouros – alertou o secretário de saúde, Dr. Abdu Neme.
Os agentes visitaram imóveis em busca de focos do Aedes aegypti e recolheram materiais inservíveis. Fizeram também parte da ação, equipes das secretarias de Governo, Saúde, Limpeza Pública e Desenvolvimento Humano e Social.
Atendimento ampliado - No último dia 20, começou a funcionar a nova estrutura de atendimento no Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), viabilizada pela Prefeitura de Campos através da Secretaria Municipal de Governo. Atualmente, são atendidas em média 250 pessoas por dia.
A orientação da direção do CRDI é que os pacientes procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Postos 24 horas (Baixa Grande, Morro do Coco, Sapucaia e Tócos) e UPHs mais próximo da residência antes de se dirigir ao Centro de Referência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS