Centro de Saúde é alvo de denúncias
Ícaro Barbosa e Mário Sérgio Junior 22/05/2019 20:52 - Atualizado em 27/05/2019 11:25
O Centro de Saúde, na área central do município, foi alvo de denúncia nessa quarta-feira. Funcionários da unidade teriam se recusado a aplicar a dose de vacina contra a meningite em um bebê de cinco meses. Segundo o pai da criança, Luan Gomes, de 20 anos, servidores teriam justificado que, devido à greve da categoria, poderiam aplicar apenas a vacina contra a gripe. Em nota, a Prefeitura explicou que a vacina está disponível no Centro de Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA), pela manhã, Centro de Saúde de Guarus e Posto de Saúde da Penha.
Luan relatou que levou o filho, na manhã, às 10h, ao Centro de Saúde, para mais uma dose da vacinação, quando foi questionado por uma funcionária, já na sala de atendimento, se o bebê tinha ido para ser vacinado contra a gripe.
— Nós falamos que não, pois estava agendada para hoje a vacina da meningite. Ela falou que não iria dar aquela vacina para criança nenhuma, apenas a da gripe, por causa da greve. Ainda disse que meu filho poderia esperar — explicou Luan. O pai afirmou que costuma levar o filho ao Centro de Saúde e esta foi a primeira vez que teve este tipo de problema.
— Se ele ficar doente, a Prefeitura vai arcar com o tratamento? Isso é má vontade, pois tem funcionários e tem vacina.
Em nota, a Secretaria de Municipal Saúde (SMS) informou “que, atualmente, entre os postos de saúde em que a vacina contra a meningite pode ser aplicada atualmente estão: CRTCA II (manhã), Centro de Saúde de Guarus e o Posto de Saúde da Penha. A secretaria lembra também que as escolas da rede pública municipal realizam um trabalho de conscientização sobre a importância da aderência da vacinação. Somente em 2018, por exemplo, o município de Campos alcançou a meta da vacinação contra o sarampo e a poliomielite, imunizando mais de 26 mil crianças — batendo a meta de 95% do público-alvo — como estipulado pelo Ministério da Saúde (MS). Devido à paralisação de alguns servidores públicos municipais, alguns serviços prestados pela secretaria funcionam parcialmente. A Prefeitura de Campos vem mantendo o diálogo com os servidores para que os serviços possam ser retomados em sua totalidade”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS