Trabalho de Campos apresentado no Piauí
18/05/2019 14:41 - Atualizado em 27/05/2019 11:13
Elizete Monteiro, de 67 anos, reconheceu eficácia do aplicativo Medex
Elizete Monteiro, de 67 anos, reconheceu eficácia do aplicativo Medex / Divulgação - Supcom
Trabalho pioneiro e realizado pela Prefeitura de Campos por meio da superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa) foi apresentado em Congresso Internacional do Sistema Único de Saúde (SUS), no início deste mês, em Teresina, no Piauí. Durante três dias de evento, o CEO da Medex Paulo Campos apresentou dados da primeira fase da pesquisa sobre atividade física e fragilidade dos idosos da Casa de Convivência do Parque Tamandaré.
Em dezembro do ano passado, a política pública de envelhecimento saudável e ativo, implantada pelo prefeito Rafael Diniz, deu mais um passo em direção à melhoria da qualidade de vida da população idosa e, sem gerar ônus aos cofres públicos, ofereceu aos idosos do município a instalação do aplicativo Medex, que monitora o quadro clínico dos assistidos.
Em menos de 12 meses, os resultados são muito significativos, como reduções de, aproximadamente, 50% de rehospitalização, mais de 20% no peso corporal dos usuários do aplicativo, 25% da pressão arterial dos hipertensos e mais de 29% da glicemia em diabéticos e resistentes à insulina.
Elizete Monteiro, de 67 anos, é aluna assídua das atividades oferecidas no Centro Dia, em Guarus. Ela reconhece a eficácia do aplicativo Medex na melhora da sua qualidade de vida. “Desde a juventude luto contra problemas de cunho emocional. No dia que instalaram o aplicativo no meu celular confesso que fiquei meio receosa, desconfiada de ‘falar com uma máquina’. Mas, de lá pra cá, tudo mudou. Sou outra pessoa. Eles (atendentes) do Medex me ligam, mandam mensagem, perguntam porque não inseri os dados, como glicose e pressão arterial. São meus filhos virtuais. Não sei mais viver sem eles”, admite a aposentada.
O Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (Ciaps) 2019 é realizado e organizado pelo SUS e recebe as maiores autoridades no que tange à Atenção Básica em Medicina Preventiva. A Prefeitura de Campos foi a primeira do país a receber este aplicativo diante de um mercado que é dominado pela iniciativa privada por meio dos planos de saúde.
— O Medex submeteu dois trabalhos para o congresso e ambos foram aprovados: um deles foi a análise da vulnerabilidade dos idosos de Campos relacionado à queda e nível de atividade física. O objetivo do sistema é atuar de forma preventiva, diagnosticar e monitorar a saúde do idoso em tempo real. E, em Campos, esta iniciativa é um sucesso — afirmou o CEO da Medex, Paulo Campos.
Heloísa Landim falou em impactos positivos
Heloísa Landim falou em impactos positivos / Divulgação - Supcom
Objetivo é oferecer diagnóstico precoce
O Brasil tem mais de 60 milhões de brasileiros diagnosticados com doenças crônicas não-transmissíveis. A nível mundial, a Europa, por exemplo, gasta cerca de U$ 15bi somente com atenção aos doentes crônicos.
— O propósito do Medex é atuar na diagnose precoce, ou seja, enquanto ela ainda é uma patologia de base, como hipertensão arterial, por exemplo, e não quando já progrediu para um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou um infarto. Atualmente, 80% recursos públicos direcionados à saúde, são consumidos em tratamento para doenças crônicas não transmissíveis, porém, em um momento em que a doença já se transformou em intercorrência hospitalar de alto custo. A gestão do prefeito Rafael Diniz está trabalhando com o objetivo de reduzir o impacto das doenças crônicas não transmissíveis — afirmou a superintendente do Envelhecimento Saudável e Ativo, Heloísa Landim.
O sistema operacional é um serviço, no qual é facilitado o processo de interação entre o paciente e quem faz o monitoramento, sendo realizado de forma remota. Na prática, o cuidado de prevenção com o idoso gera impacto em uma menor utilização de serviço emergencial hospitalar, gerando mais economia para o município. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS