Alunos da escola Sagrado Coração em Italva visitam Apae
17/05/2019 17:52 - Atualizado em 27/05/2019 11:08
Visita a Apae
Visita a Apae / Divulgação
Alunos do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus de Italva visitaram, na manhã desta sexta-feira (17), as instalações da Apae de Italva. Além de conhecerem as instalações da entidade, fizeram doação de alimentos. O diretor do educandário, Pe. Maxiliano Barreto, destacou a importância da visita e da solidariedade.
— Desde cedo, temos de incutir nas crianças essas realidades sociais. E promover a solidariedade e respeito. E foram momentos que as crianças puderam conhecer um pouco do trabalho assistencial que a Apae desenvolve em favor de crianças e adultos que precisam de carinho e respeito — ressaltou o Pe. Maxiliano.
A funcionária pública Verônica Madureira parabenizou a iniciativa do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus em visitar a entidade, que tem 100 assistidos, que são acompanhados por uma equipe multidisciplinar.
— Esse tipo de iniciativa é muito importante, devido à inclusão social dos alunos e da convivência com outras crianças. Muito mais que doações, o que eles precisam é de carinho e atenção. A maioria desses alunos está acostumada com o “comum“ e, quando vê uma criança diferente, com fala, compreensão e necessidades diferentes, não consegue receber e aceitar com naturalidade. Isso ocorre não por preconceito apenas, mas muitas vezes porque a pessoa não sabe lidar com essa situação, que chega a ser desconhecida, pois as pessoas mudam seu olhar ao conhecê-los — pontua Verônica.
Rafaela Madureira falou da experiência em conviver com pessoas que, por terem limitações, acabam sendo excluídas dos estabelecimentos de ensino não preparados para receber esses alunos. Para Rafaela, foram momentos de grande aprendizado em que tiveram oportunidades de partilhar um pouco de afeto e carinho.
Mariana Fernandes de Oliveira, mãe de Isaac Duram, 13 anos, e de Ana Clara Duram, 8 anos, destaca que o encontro foi positivo e espera que outras escolas levem seus alunos para esses momentos de inclusão social e ao mesmo tempo de promover esse encontro das crianças que são assistidas pela Apae.
— Acho muito interessante da parte da escola ter essa iniciativa, pois a Apae do nosso município está muito carente e necessitando realmente de ajuda. Que sirva de exemplo para outras instituições abraçarem essa causa em prol do nosso município — disse Mariana. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS