Divulgação/Secom SJB
Será homologado dia 4 de junho, no livro dos recordes brasileiros (RankBrasil), o feito do sanjoanense José Luiz da Silva Berto, conhecido como Caniggia, que tirou 32 coletes do corpo fazendo embaixadinhas em 3 minutos e 27 segundos. O recorde anterior era do próprio Caniggia, com dois coletes tirados a menos e 30 segundos a mais no tempo final. Professor de educação física e funcionário da secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, ele pretende agora entrar para o livro mundial dos recordes (Guinness World Records).
— Para a minha surpresa, além do Brasil, no mundo ninguém bateu essa marca. Por isso, cadastrei no Guinness Book, livro dos recordes, e estou esperando o contato para fazer uma nova apresentação que resultará na homologação e, consequentemente em mais uma conquista para São João da Barra — disse.
Apesar de fazer embaixadinhas desde os 10 anos de idade, José Luiz, atualmente com 43, descobriu sua capacidade de quebrar o recorde há menos de dois meses, em uma brincadeira com os alunos do projeto Boletim Legal, desenvolvido na rede municipal de ensino de São João da Barra com objetivo de, através da prática esportiva, incentivar os alunos a melhorarem o comportamento e as notas escolares. Para entrar no RankBrasil, ele exibiu sete vídeos se apresentando em diferentes lugares do município. A homologação inicial, com 30 coletes retirados em 3 minutos e 57 segundos, aconteceu no dia 24 de abril, mas os números duraram como recorde por pouco mais de duas semanas. A nova marca foi registrada no último dia 10, no Maracanã.
Divulgação/Secom SJB
— Fui atleta de futebol dos 15 aos 25 anos e, há 19, venho atuando como professor do projeto Boletim Legal. É uma honra trazer essas conquistas para a minha cidade. Tenho muito a agradecer em primeiro lugar a Deus pela oportunidade, e em segundo aos familiares, aos amigos e à Prefeitura, através da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, pelo apoio e incentivo — destacou o sanjoanense, que receberá um troféu do RankBrasil no dia da nova homologação.
Torcedor do Flamengo e do Coritiba, o recordista já se apresentou com o maior ídolo rubro-negro. “Recentemente fiz uma exibição com o ex-jogador Zico, onde meu projeto Boletim Legal foi destaque no Museu da Pelada, no Rio de Janeiro”, contou ao site do RankBrasil.
Fontes: Prefeitura de São João da Barra e RankBrasil.