Ponto Final - Contestação do leitor
19/04/2019 11:15 - Atualizado em 27/05/2019 12:44
Contestação do leitor
O resultado final do concurso público para agente de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Campos — previsto para ser divulgado na última quarta-feira, conforme edital — foi adiado. E não há nova data definida para publicação. A Prefeitura alegou que a Procuradoria Geral do Município agiu com prudência tendo em vista uma instauração de inquérito movida no Ministério Público. Porém, a falta de divulgação prévia sobre o caso gerou muitas reclamações de candidatos. Inclusive, colocando em xeque a credibilidade do certame em andamento.
Comunicado publicado
Apesar da reclamação da leitora, cabe salientar que no site da empresa organizadora do concurso foi divulgado o seguinte comunicado: “Considerando a instauração de inquérito civil público pela 2ª Promotoria de Tutela Coletiva do núcleo Campos, por meio da portaria nº 016/19, visando apurar questões relativas ao concurso público nº 001/2018, realizado para admissão de agentes de combate às endemias, fica adiada sine die a divulgação do resultado final do concurso”. Ainda de acordo com a Prefeitura, o MP “avalia demanda repassada sobre o teste físico do processo seletivo”.
Andamento do certame
O edital para o concurso de agentes do CCZ foi divulgado no início de dezembro do ano passado. Ainda no período de inscrição, o certame foi alvo de “fake news”. À época, foi espalhado pelas redes sociais que o concurso teria sido suspenso por irregularidades. Por conta desse problema, o prazo para inscrição chegou a ser prorrogado para evitar transtornos. A prova presencial aconteceu no dia 3 de fevereiro. O resultado preliminar do concurso público foi divulgado no dia 15 do mesmo mês. Ao todo, são 100 vagas com salário base de R$ 1.014 e carga de 40 horas semanais de trabalho.
Solidariedade
O Hemocentro Regional de Campos estará funcionando normalmente, das 7h às 18h, neste feriadão de Páscoa e São Jorge. Com o estoque abaixo do nível ideal para cobrir todas as demandas hospitalares, apenas os casos de extrema urgência estão sendo atendidos. As cirurgias eletivas, que são aquelas previamente agendadas, tiveram que ser adiadas. A unidade reforça sua campanha para chamar atenção das pessoas a fazerem suas doações. O Hemocentro funciona todos os dias, inclusive finais de semana, no Hospital Ferreira Machado, que fica situado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro Caju.
Paralisação
O terror de maio do ano passado, com a paralisação dos caminhoneiros, começa a assombrar o Brasil novamente. A ameaça é de paralisação no dia 29 de abril, segundo matéria do Estadão. Apontado como representante dos caminhoneiros, Wanderlei Alves, conhecido como Dedéco, disse que a categoria decidiu antecipar a paralisação, anteriormente prevista para 21 de maio, em virtude do novo aumento do diesel. A Petrobras informou na quarta que decidiu aumentar o preço do litro do diesel nas refinarias em R$ 0,10.
Entrevista...
O presidente do STF, Dias Toffoli, decidiu arquivar sua decisão que impediu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de conceder entrevistas à imprensa. Desde 7 de abril do ano passado, Lula está preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba para cumprir pena inicial de 12 anos e um mês de prisão, após condenação no caso do triplex do Guarujá. Com a medida, o ex-presidente poderá conceder uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que teve pedido rejeitado pela Justiça Federal em Curitiba. Após a decisão, Toffoli enviou o caso para Lewandowski, que deverá determinar a autorização para a entrevista.
...com Lula
No ano passado, durante as eleições, Toffoli suspendeu uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski que liberava a entrevista. Ontem, ao analisar a questão novamente, o presidente do STF informou que o processo principal do caso, relatado por Lewandowski, chegou ao fim e a liminar que impedia a entrevista perdeu o efeito. Antes de o caso chegar ao STF, a juíza federal Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, negou o pedido de autorização solicitado por órgãos de imprensa para que o ex-presidente conceda entrevistas.
Charge do dia 
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS