Movimentação do Exército causa alerta
Virna Alencar - Atualizado em 08/08/2018 21:10
A movimentação de caminhões do Exército Brasileiro pelas ruas de Campos, nessa quarta-feira, despertou a curiosidade dos campistas que acreditam na chegada da intervenção federal na Segurança Pública em Guarus. Durante a tarde, os veículos estavam estacionados na sede da 2ª Companhia de Infantaria, localizada na avenida Bartholomeu Lizandro, no bairro Jardim Carioca. Há cerca de uma semana, uma viatura blindada do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (Bope), cedida pelas Forças Armadas, chegou ao 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para operações de combate à criminalidade. O Comando Militar Leste, assim como o Gabinete de Intervenção do Rio e as Forças Armadas, não responderam aos questionamentos sobre a chegada dos caminhões.
O motorista Carlos Alberto Fernandes, de 42 anos, contou que se deparou com seis caminhões do Exército ao passar pela rua Rocha Leão, no bairro Caju, no início da tarde. “Toda essa movimentação me leva a crer que a intervenção federal está por vir. Isso seria ótimo para conter a criminalidade, principalmente em Guarus”, disse.
Já a moradora do bairro Jardim Carioca, Maria Inês Mendonça, de 27 anos, estava no ponto de ônibus à margem da BR 101 (Campos/Vitória) e percebeu a movimentação da tropa e dos caminhões estacionados na Companhia de Infantaria. “Um dia o Bope está na cidade, na semana seguinte chega esses caminhões do Exército. Alguma coisa está para acontecer. Espero que isso sirva para acabar com o tráfico de drogas na cidade”, falou.
Guarus possui uma das áreas mais perigosas do interior do estado do Rio de Janeiro, sendo comparado à Síria por colocar em risco a vida de cidadãos, expostos em confrontos diários de facções do tráfico de drogas. A viatura blindada, tipo Urutu, do Bope, foi levada no dia 31 para a 2ª Cia de Infantaria. Na oportunidade, o Comando Militar Leste informou que o veículo foi cedido para operações de combate à criminalidade nos bairros da margem esquerda do rio Paraíba do Sul. Outras duas viaturas ficaram na capital.
Para saber a finalidade destes caminhões do Exército na cidade, a equipe da Folha da Manhã esteve na sede 2ª Companhia de Infantaria, porém, foi informada de que o contato deveria ser feito com o Comando Militar Leste. Na ocasião, foi observada a chegada de uma viatura da Polícia Militar. Contatos também foram feitos com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Fabiano de Souza, sem retorno.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS