Obra da Ponte da Integração concentrada no lado de SFI
Mário Sérgio Junior 06/08/2018 14:24 - Atualizado em 08/08/2018 18:08
Ponte da Integração
Ponte da Integração / Antônio Leudo
Prestes a completar dois meses de retomada, a obra da Ponte da Integração, que irá ligar os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, está concentrada à margem do rio Paraíba do Sul no lado do município são franciscano. A informação foi confirmada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ). A conclusão da construção da ponte é uma grande expectativa para ambas as cidades do interior do estado. De acordo com o governador Luiz Fernando Pezão (MDB), a obra deve ser concluída até o final deste ano.
Ainda segundo o DER-RJ, cerca de 40 homens fazem a concretagem das estacas da ponte e a expectativa é que os serviços ganhem celeridade a partir deste mês.
A retomada das obras da ponte foi feita oficialmente no dia 8 de junho. Na ocasião, Pezão visitou o canteiro de trabalho e garantiu que iria acompanhar a construção de 20 em 20 dias. O governador também anunciou que a previsão de entrega oficial é até dezembro, mas Pezão não descarta antecipar este prazo. Segundo o governador, depois da adesão ao regime de recuperação fiscal, uma das prioridades foi reservar o dinheiro para terminar a obra da ponte.
Iniciada em 6 de junho de 2014, a obra da ponte está com aproximadamente 55% dos serviços concluídos. A construção está orçada em R$ 105,7 milhões e R$ 67,5 milhões já foram investidos. A ponte terá 1.344 metros de comprimento e 16,2 metros de largura. São 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco.
De acordo com o Governo do Estado, a ponte será fundamental para integrar o litoral norte do estado, encurtando em cerca de 80 quilômetros a distância entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Localizada na RJ 196, a estrutura está compreendida entre a interseção com a BR 356, próximo ao trevo do Açu, em São João da Barra, e a RJ 194, na localidade de Campo Novo, em São Francisco de Itabapoana. Sobre os acessos, o governador Pezão chegou a dizer que serão feitos os reparos dentro do prazo.
Ponte da Integração
Ponte da Integração / Folha da Manhã
Trecho da RJ 196 passará por reforma
Na última semana, o deputado estadual João Peixoto (PSDC) informou em rede social a recuperação do asfalto da RJ 196, uma das vias de acesso à Ponte da Integração, no lado de São Francisco de Itabapoana. Segundo Peixoto, o trabalho será feito no trecho entre a praia de Gargaú e o distrito de Barra do Itabapoana.
— Eu venho lutando muito para que esse nosso pedido seja atendido, tenho passado por esse trecho e visto a real necessidade — disse o deputado.
A recuperação do asfalto também foi uma reivindicação que o vereador de São Francisco de Itabapoana Caboclo fez há alguns meses. Com isso, o governo estadual realizou a licitação e a empresa ganhadora do processo já começará atuar nas RJs do nosso interior, começando por São Francisco de Itabapoana.
— Estarei protocolando na Alerj uma Indicação Legislativa solicitando providências para o reparo da parte do asfalto que cedeu na chegada de Guaxindiba, onde se formou um buraco perigoso ocupando parte da pista — concluiu Peixoto.
O deputado também criou um projeto para intitular a ponte como Ponte da Integração Genecy Mendonça, ex-prefeito de São João da Barra que faleceu em junho de 2014.
Primeiros pilares erguidos em 1980
Há mais de 30 anos, os dois municípios aguardam pela conclusão da ponte, que será ainda uma alternativa de tráfego à BR 101, a partir da integração do novo anel rodoviário à Rodovia do Sol, no Sul do Espírito Santo, por meio da RJ 194. A ideia de se construir uma ligação entre as regiões sul e norte do rio Paraíba do Sul surgiu durante o governo militar. As obras começaram na década de 80, mas foram interrompidas assim que os 18 pilares foram colocados.
À época em que a ponte começou a ser construída, os dois lados do rio Paraíba do Sul pertenciam a São João da Barra.
Atualmente, o acesso entre os dois municípios só é feito de barco ou pela estrada, dando a volta por Campos até a BR 101 (Campos-Vitória), seguindo por Travessão. São Francisco, no lado norte, virou município em 1996, quando chegou a ser iniciado um movimento pela retomada das obras, que acabou não surtindo efeito.
Segundo a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, depois de concluída, a ponte irá beneficiar também os moradores do município em vários aspectos: mobilidade urbana, escoamento da produção, fomento da economia com a geração de empregos a partir da possível instalação de empresas devido à proximidade com o Porto do Açu, em São João da Barra, e do Porto Central, que será instalado no município de Presidente Kennedy (ES).

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