Trump e Putin voltam a negar ingerência da Rússia nas eleições do EUA
16/07/2018 17:36 - Atualizado em 10/08/2018 18:59
Trump e Putin
Trump e Putin / Reprodução
Os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Donald Trump, dos Estados Unidos, voltaram a negar nesta segunda-feira (16) que tenha havido uma interferência da Rússia nas últimas eleições americanas, nas quais Trump foi eleito presidente. Os dois líderes fizeram as declarações em uma entrevista coletiva conjunta, após uma reunião de cerca de duas horas em Helsinque, na Finlândia.
Nos EUA, a suposta ingerência russa é tema de investigação. Na última sexta-feira (13), o Departamento de Justiça indiciou 12 russos por conspiração por hackear o comitê do Partido Democrata durante as eleições.
O presidente russo disse que, se houver um pedido formal da investigação do suposto conluio eleitoral para questionar suspeitos, ele será atendido pelas autoridades russas. Mas afirmou que, em contrapartida, quer interrogar agentes americanos suspeitos de "atos ilegais" contra a Rússia.
Segundo Putin, a Rússia suspeita que agentes da inteligência americana estiveram envolvidos em canalizar US$ 400 milhões de um empresário para a campanha eleitoral de Hillary Clinton, candidata que concorreu contra Trump.
O presidente americano também negou qualquer ingerência russa. Segundo ele, esse tema foi discutido em boa parte do encontro.
O americano afirmou que fez uma brilhante campanha, venceu a democrata Hillary Clinton com facilidade e "por isso é presidente".
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS