Boris Johnson renuncia ao cargo de ministro de Relações Exteriores
09/07/2018 17:51 - Atualizado em 24/07/2018 18:33
Boris Johnson
Boris Johnson / Reprodução
O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, renunciou nesta segunda-feira (9) ao cargo, segundo anunciou Downing Sreet, escritório oficial da primeira-ministra, Theresa May.
A renúncia de Johnson, um dos membros do governo mais favoráveis a um "Brexit" duro, foi anunciada pouco depois de o ministro específico para o "Brexit", David Davis, deixar o cargo no domingo à noite.
"A primeira-ministra aceitou a renúncia de Boris Johnson como ministro de Relações Exteriores", afirmou um porta-voz de Downing Street em um breve comunicado.
A nota acrescenta que May "agradece a Boris por seu trabalho" à frente do Foreign Office, onde chegou em julho de 2016, menos de um mês depois do referendo no qual 51,9% dos eleitores se pronunciaram a favor da saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Johnson, que foi prefeito de Londres entre maio de 2008 e maio de 2016, foi uma das figuras mais ativas da campanha favorável ao "Brexit".
O agora ex-ministro criticou na semana passada o plano de May de formar uma "área de livre-comércio" com a UE após o "Brexit", embora na última sexta-feira, em reunião dos membros do Governo, não tenha feito oposição de maneira formal à sua aprovação.
Segundo a emissora "BBC", durante um encontro a portas fechadas Johnson argumentou que o plano de May transformaria o Reino Unido em um "Estado vassalo", ao se comprometer a cumprir o "livro de normas" da UE quanto ao comércio de bens, apesar de já estar fora do bloco.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS