Prefeitura retoma monitoramento no Centro
01/12/2017 22:38 - Atualizado em 04/12/2017 14:38
A Prefeitura de Campos, em parceria com a iniciativa privada, retomou o monitoramento nas ruas do Centro, onde estão instaladas 14 câmeras. O objetivo é reforçar a segurança na área do comércio, principalmente nestes dias que antecedem as compras para o Natal, período que aumenta o fluxo de pedestres. A expectativa é de, até o primeiro trimestre de 2018, instalar 90 câmeras. Desde o início do ano, o prefeito Rafael Diniz (PPS) mantém diálogo com o Ministério Público Estadual (MPE), Polícias Civil e Militar, além de entidades da sociedade civil organizada para a realização de ações de combate à violência.
A informação foi repassada pelo diretor executivo da superintendência de Paz e Defesa Social, Darcileu Amaral durante reunião, nesta semana, em que estiveram presentes o chefe do gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) da superintendência, Bruno Viana; presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Ivanildo Cordeiro; diretor da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Gerson Gomes; diretor do Sindivarejo, Roberto Viana; diretor da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan/Norte Fluminense), Luiz Fernando; e da Associação dos Comerciantes e Amigos da João Pessoas e Adjacências (Carjopa), Marcus Fadul.
Segundo Amaral, essas imagens são acompanhadas pela Central de Monitoramento, onde atuam guardas municipais que repassam informações à Polícia Militar. “A ideia é somar forças para reduzir a onda de violência”, destacou.
Ainda segundo Amaral, a Prefeitura vem debatendo com o MPE, o projeto de implantação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), orçado em mais de R$ 3 milhões. O projeto prevê a integração da Guarda Civil Municipal, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, visando agilizar o atendimento.
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Campos destacou que a iniciativa é bem-vinda e chega para agregar. “O interessante nesta parceria é que os empresários que já contam com circuito de câmeras em seus estabelecimentos comerciais poderão ser interligados a essa central de monitoramento”, disse. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS