Igreja de Italva ganha vitrais sacros
02/12/2017 18:11 - Atualizado em 05/12/2017 15:17
Em Italva o clima é de festas. Na abertura, quarta-feira (29), da festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, uma cerimônia simples marcou a inauguração dos vitrais sacros retratando momentos da vida de Nossa Senhora. Padre Maxiliano Barreto resgata assim uma das mais antigas tradições da arte sacra.
— Os vitrais traduzem a beleza da arte sacra, do belo e da beleza para nos elevar a uma espiritualidade de busca do sagrado. As cores realçadas com as luzes nos ajudam a conhecer um pouco da história sagrada. Em nossa igreja, dedicada à Imaculada Conceição, retrata alguns momentos da vida de Nossa Senhora desde a Anunciação, até a gloriosa assunção. E um momento para meditar e refletir. A arte e a beleza para transmitir o sagrado — destacou Pe. Max Barreto.
O professor de História da Igreja, Maicon Sanches relata a importância da arte na igreja como a comunicação do sagrado que ajuda na espiritualidade e na contemplação. A beleza de um vitral só é revelada durante o dia para aqueles que estão no interior da igreja que podem contemplar suas cores iluminadas pelos raios solares e durante a noite os que estão de fora que percebem o brilho que emana do interior iluminado em meio às trevas externas. Assim, o fiel só percebe realmente a beleza da fé cristã quando se propõe a vivê-la no interior da Igreja que se torna, em meio às trevas do mundo, um farol radioso de luz e brilho a nos apontar a Verdadeira Luz que é Cristo Jesus.
— A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Italva/RJ, graças à idealização de seu pároco Pe. Max Barreto e da doação dos paroquianos, retoma essa tradição dos vitrais sacros surgidos por volta do século X e atingiu seu apogeu no século XIII com as igrejas góticas da Europa medieval, com uma releitura contemporânea para embelezar ainda mais a casa de Deus, erguida em Italva, em honra à Imaculada Conceição da Virgem Maria, sua celestial Patrona — pontua Maycon.
— Vejo a instalação desses vitrais na Igreja Matriz de Italva como uma rica manifestação cultural, pois se trata de uma arte única e de grande beleza. Acredito que se tornará um ponto de visitação de turistas. Parabenizo ao Padre Maxiliano pela iniciativa e a toda comunidade que abraçou a idéia. A festa da padroeira do município este ano terá um toque a mais com a inauguração dos vitrais. Momento único e importantíssimo, não somente para católicos, mas para toda a cidade — disse Erivelton Mendes, secretário de Cultura de Italva.
—A Igreja de Italva está alcançando grande conquista no plano da evangelização tendo em vista a chegada dos vitrais que dãor um novo colorido nas suas portas e janelas. Porém é oportuno ressaltar importância da Arte Sacra como instrumento evangelizador pois otimiza a comunicação e o entendimento da História da Salvação através das ilustrações lindíssimas com cenas e mensagem de momentos marcantes que nos atualiza os passos do cristianismo. Por isso, nós ttalvenses, devemos agradecer a Deus e parabenizar a comunidade que acolheu o chamado da Igreja na iniciativa do Pe Max, abraçando o investimento muito bem empregado nos vitrais — salientou o radialsita Ademir Cararine.
O Biospo de Campos Dom Roberto Francisco Ferrería Paz destacou que “hoje, em plena vigência da civilização da imagem e no esteio da Nova Evangelização, que exige novo ardor, novos métodos e especialmente novas formas de linguagem, os vitrais continuam a ser um Kerigma (anúncio) icônico, despertando a fé e a piedade dos fiéis, iniciando-os nos caminhos da mistagogia e meditação cristã”.
A comunidade de Italva se mostra exultante com os novos vitrais e acredita que aumentará o número de visitantes à cidade para conhecer a obra desenvolvida pelo Padre Max. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS