Caravana de Lula em Campos na terça-feira
Aldir Sales 02/12/2017 14:04 - Atualizado em 04/12/2017 16:31
Lula lidera Bolsaro
Lula lidera Bolsaro / Divulgação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Campos na próxima terça-feira junto com sua caravana que vem percorrendo várias regiões do Brasil. Esta será a terceira visita de Lula à planície goitacá. A primeira foi durante a campanha presidencial de 1989 e a última aconteceu em 2007, durante a inauguração do campus Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF). Além disso, o petista também passou pela região em outras oportunidades, inclusive durante as obras de construção do Porto do Açu, em 2013.
De acordo com a dirigente sindical e ex-presidente do diretório municipal do PT, Odisséia Carvalho, a estimativa é de que mais de 5 mil pessoas de diversas cidades do estado estejam presentes no ato público marcado para a às 19h na Praça do Liceu, no entanto, a concentração está prevista para começar às 16h. No entanto, a preocupação com a segurança é real. Pelas redes sociais, grupos de apoio ao também pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro (Patriotas) estão organizando manifestações de protestos contra o petista e preveem a venda de até 200 camisetas.
— Existe, sim, a preocupação com a segurança. Nós notificamos o comando do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para reforçar o policiamento durante o evento e nossa orientação é para que nossa militância não caia na provocação deles. É um absurdo que ainda exista aqueles que defenda uma pessoa que homenageou publicamente o coronel (Carlos Brilhante) Ustra, um dos maiores torturadores deste período nefasto da nossa história que foi a ditadura militar. Eles não sabem respeitar a democracia — afirmou Odisseia.
A equipe de reportagem entrou em contato com o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Fabiano Souza, para saber sobre o esquema de segurança para o evento, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. Já o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Wyllian Bolckau, informou que a corporação vai auxiliar nas interdições em ruas próximas ao Liceu.
Ex-presidente é líder na corrida eleitoral
Apesar da condenação a 9 anos e seis meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, Lula se mantém na liderança das últimas pesquisas de intenção de voto para a corrida presidencial em 2018. Segundo a sondagem feita pelo Datafolha e divulgada ontem, o petista aparece com 34% da preferência do eleitorado, contra 17% de Bolsonaro, 9% de Marina Silva (Rede), 6% de Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT), 5% de Joaquim Barbosa (sem partido) .
Na pesquisa anterior do mesmo instituto, divulgada no dia 30 de setembro, Lula também apareceu na liderança, com 35% dos votos em um cenário que também tem Bolsonaro com 17%, Marina com 13%, Alckmin com 8%, Alvaro Dias (Podemos) com 4%, Henrique Meirelles (PSD) com 2%, Chico Alencar (PSOL) com 1% e João Amoêdo (Novo) também com 1% das intenções.
Ainda segundo o instituto, o ex-presidente venceria todos os seus concorrentes no segundo turno caso não seja condenado em segundo instância até agosto de 2018 e tenha a candidatura barrada pela lei da Ficha Limpa.
Reitores têm agenda durante mobilização
A petista Odisséia também lembrou que, na manhã da quarta-feira, o ex-presidente vai fazer uma reunião fechada com reitores de importantes instituições de ensino públicas da cidade como a Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Federal Fluminense (IFF) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Além de Campos, a caravana de Lula passa pelo Espírito Santo e por outros municípios do Rio de Janeiro depois de percorrer diversas cidades de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. O novo percurso, que será todo feito de ônibus por Lula, começa nesta segunda-feira (4) na capital capixaba, Vitória.
Depois do ato de abertura, a caravana segue na terça de manhã para Cariacica antes de chegar a Campos, onde ele passará a noite. Na manhã seguinte acontece o encontro com os reitores e uma visita ao IFF. Depois da maior cidade do interior do estado, Lula segue para Maricá, na Região dos Lagos, antes de passar por Itaboraí, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro, até a sexta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS