MPF sem resposta a Atafona
Jéssica Felipe 02/12/2017 14:09 - Atualizado em 05/12/2017 18:03
Atafona
Atafona / Paulo Pinheiro
São João da Barra continua aguardando o parecer do Ministério Público Federal quanto ao processo de Licenciamento Ambiental da desobstrução de dois trechos da margem direita do rio Paraíba do Sul. Atafona recebeu a visita do Procurador da República Bruno de Almeida Ferraz no final de setembro, depois da justiça federal ter questionado as autorizações ambientais para execução dos serviços nos canais, emitidas pelo Conselho Diretor do Instituto Estadual do Ambiente (Cndir/Inea/Rio). Para o representante do movimento SOS Atafona, o advogado Geraldo Machado, o status da situação continua relacionado à falta de interesse político em resolver a questão.
Questionada sobre a situação, a prefeitura de São João da Barra informou que ainda “aguarda parecer do Ministério Público Federal sobre a necessidade de desassoreamento dos canais localizados nas imediações do Dique São João e na Foz do rio Paraíba do Sul”. Já o MPF, respondeu que o processo teve movimentação no final de novembro e aguarda posicionamento do Ibama.
“Em 09/11/2017, considerando a ausência de resposta do Ibama ao ofício nº 1133/2017, o Procurador da República, Bruno de Almeida Ferraz, em contato com o superintendente do órgão, no Rio, solicitou esta urgência na resposta. Assim sendo, o MPF aguardará a resposta deste órgão”, informou a assessoria de comunicação da Procuradoria da República no Rio de Janeiro.
A reportagem da Folha tentou contato com a Superintendência Estadual do Ibama, para obter informações sobre o teor do ofício, mas até o fechamento desta edição, não houve resposta. Para o líder do movimento SOS Atafona, Geraldo Machado, “a autorização legal existe, não fazem porque não querem”.
Recuo - Segundo a Defesa Civil de SJB, o mar recuou cerca de 50 metros na foz desde a última alteração, registrada no mês de julho. A expectativa é que a situação permaneça estável no verão.
Diante do cenário, o Pontal, voltou a ser o point mais frequentado em Atafona. Nos últimos finais de semana e feriados, dezenas de pessoas se banharam no encontro do rio com o mar e aproveitaram a faixa de areia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS