Rios sobem e Defesa Civil alerta
04/12/2017 10:54 - Atualizado em 05/12/2017 13:28
Rio Paraíba
Rio Paraíba / Folha da Manhã
A chuva que tem caído em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro tem refletido no nível do rio Paraíba do Sul, que atingiu nesta segunda-feira a cota dos 6 metros, uma elevação de 63 centímetros nos últimos dois dias. A cota normal é de 5,80m e de transbordo, 10,40m. O rio Ururaí também subiu quase 20 centímetros depois de três meses abaixo da régua. Na medição feita nesta segunda o nível era de 3 metros. Outros dois rios que também têm deixado a Defesa Civil em alerta são o Itabapoana — com 2 metros — e o Muriaé que atingiu a cota dos 3,90 metros, faltando apenas 30 centímetros para o transbordo. A previsão de chuva segue até sexta-feira no Norte e Noroeste Fluminense.
Para o coordenador regional da Defesa Civil, Joelson Oliveira, o panorama geral da região é de alerta no Noroeste Fluminense, principalmente com o rio Itabapoana que está no limite. “Temos uma previsão de muita chuva para esta terça-feira, que podem chegar a 60mm, principalmente no estado do Espírito Santo e Minas Gerais, que leva muita água para o rio Itabapoana pelo lado Noroeste. O rio Muriaé, em Itaperuna, passou dos três metros e se encontra descendo. Mas a nossa maior preocupação, neste momento, é com os deslizamentos de terra. O solo está muito encharcado, principalmente no Noroeste que tem muitas moradias nos morros”, informou.
No Norte Fluminense, a chuva que tem caído não preocupa as autoridades. O rio Paraíba e o Ururaí registraram aumento no nível, mas a coordenadoria de Defesa Civil do município diz que não há motivos para preocupação. A previsão é de que até sexta-feira chova 40mm, índice menor que o da última semana.
— O Paraíba atingiu o nível normal. Por conta de chuvas nas regiões dos rios Pomba e Muriaé, vindas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Ele deve aumentar ainda mais, mas nada significativo. Esta é a projeção tomando como base as previsões de chuva para a semana. Já as chuvas nas proximidades de Lagoa de Cima e do Imbé provocaram o aumento do rio Ururaí, mas o nível ainda está baixo. O normal para esta época é de 3 metros. A coordenadoria faz o monitoramento diário do nível destes rios — explicou o coordenador do órgão, major Geremias Nogueira Neto.
Inea - O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) intensificou as atividades do Sistema de Alerta de Cheias tendo em vista o período de chuvas que se inicia no Rio de Janeiro. O sistema, além de monitorar 113 estações hidrometeorológicas e dois radares meteorológicos próprios e de última geração, agora conta com mais 25 estações conveniadas em todo o estado. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS