Campos com novas ações de combate à dengue
04/12/2017 18:48 - Atualizado em 05/12/2017 13:27
Mutirão de combate ao Aedes aegypti
Mutirão de combate ao Aedes aegypti / Rodrigo Silveira
A diretora da Vigilância em Saúde, a médica infectologista Andreya Moreira e o diretor do Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), o clínico geral Luiz José de Souza, estiveram reunidos nesta segunda-feira (4) na secretaria municipal de Saúde para traçar novas ações de prevenção contra dengue no município principalmente nos períodos de chuva.
Durante a reunião ficou definido que os mutirões serão intensificados nos próximos dias e o cronograma será traçado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de acordo com o índice de infestação dos bairros. Outra medida será acionar os Comitês Gestores que já existem no município desde o início do ano.
— Foram registrados 23 casos de dengue no município até o mês de outubro. A situação está sob controle, mas a população precisa ficar alerta quanto à dengue, zika e chikungunya, principalmente neste período de chuvas. Nossas ações e planos de combate têm sido realizados desde o início do ano com mutirões constantes. Temos que intensificar nossos 10 minutos, por semana, contra a dengue — ressaltou Andreya.
Segundo Luiz José, “as chuvas frequentes favorecem a proliferação do vetor e por isso a população precisa ficar ainda mais alerta e cuidar não somente de suas casas, mas também ajudar os vizinhos e denunciar caso veja terrenos baldios sem limpeza. É bom lembrar ainda que o lixo deve ser separado e ensacado adequadamente para que não haja acúmulo de água”.
As principais prevenções contra a dengue, zika e chikungunya como citado pela diretora da Vigilância em Saúde e que demandam apenas 10 minutos, por semana, são: tampar as caixas d'água, manter as calhas sempre limpas, manter a lixeira ou sacos de lixo bem fechados, tampar os ralos com telas ou mantê-los sempre vedados, manter baldes e vasos de plantas sempre vazios, guardando-os em local coberto e de boca para baixo, entre outros. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS