TRT decide sobre contratação no BB
02/12/2017 16:21 - Atualizado em 05/12/2017 15:21
“Alta carga de subjetividade” levou a 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Brasília, a decidir que o Banco do Brasil deve passar a contratar profissionais de nível superior apenas com concurso público em todo o país. A empresa tem até dois anos para cumprir a ordem, sob risco de multa de R$ 50 mil por dia. Ainda cabe recurso.
O Banco do Brasil afirmou que vai aguardar a publicação do acórdão do processo para avaliar as medidas que deve tomar.
Apesar de a sentença ter sido proferida no Distrito Federal, o TRT informou que a determinação vale para todo o país, já que os concursos são centralizados em Brasília.
Atualmente, o BB contrata a maioria do pessoal por meio de concursos para nível médio. O concursado começa com o cargo de escriturário (bancário) e depois é “promovido” fazendo seleções internas — que não têm datas específicas para ocorrer.
Segundo o BB, em apenas poucas funções o concursado já entra direto com cargo de nível superior. São as carreiras de engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho e enfermeiro do trabalho.
De acordo com o relator do caso, desembargador Ribamar Lima Júnior, “os critérios de ascensão na carreira de profissionais do Banco do Brasil se revestem de uma alta carga de subjetividade”. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS