Alerta de chuva forte deixa Defesa Civil de prontidão em Campos
01/12/2017 13:12 - Atualizado em 04/12/2017 14:36
  • Dezembro começa com alerta para chuvas

    Dezembro começa com alerta para chuvas

  • Dezembro começa com alerta para chuvas

    Dezembro começa com alerta para chuvas

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil recebeu alerta do Instituto Estadual Ambiental (Inea) de previsão de chuva de até 50 mm neste sábado (2), em Campos, devido à chegada de uma massa de ar frio na Região Sudeste. Com a chuva desta sexta-feira (01), alguns pontos do município, como foi o caso dos cruzamentos da rua Thomas Coelho com a rua Rocha Leão e rua Espírito Santo, no Caju, voltaram a registrar alagamentos. Para esta sexta, segunda a Defesa Civil, a previsão é de 13,4 mm. No mês de novembro, o acumulado foi 145,9 mm para uma previsão de 180 mm.
— Analisamos dados dos principais institutos de meteorologia e chegamos à média de 50 mm para este sábado. Se houver concentração dessa chuva em pouco espaço de tempo, como ocorreu na terça-feira, causa maior preocupação, pois não dá tempo de escoar. Se for bem distribuída, não há grandes riscos — explicou o coordenador da DCM, major Geremias Neto Nogueira.
No Caju, funcionários do posto de gasolina que funciona no local informaram que os caminhões da Prefeitura realizaram serviço de sucção na última quarta-feira (29), mas que, com a chuva desta sexta, o cenário voltou a ser o mesmo.
Doriedson Freitas, funcionário do posto há nove meses, afirmou que nessa terça (28), o volume da água alcançou o local das bombas. "Esse problema aqui é crônico, de mais de 30 anos. O patrão já tentou intervir, mas não adianta. Pra mexer nessa parte tem é complicado", considerou Doriedson
Atuação - Desde a quarta-feira (29), o Grupo de Emergência em alagamentos, criado pelo prefeito Rafael Diniz, atua visando solucionar transtornos causados pelas chuvas de terça-feira (28) em alguns pontos críticos da cidade, quando em três horas choveu (45,8mm) o previsto para oito dias. Compõem este grupo: Defesa Civil Municipal, Empresa Municipal de Habilitação (Emhab), Secretarias de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Ambiental e Superintendência de Limpeza Pública.
Na quarta, somente no cruzamento da Rocha Leão (prolongamento da BR 101) com Conselheiro Thomaz Coelho foram esgotados 400 mil litros de água. Com a chuva desta sexta, o trecho voltou a registrar alagamento durante à tarde, causando nó no trânsito. O mesmo trabalho, com bombas e caminhões, do tipo vaccal, foi realizado no bairro de Custodópolis.
Rio Ururaí - Na região do Imbé, também chove desde o início da semana. O volume de chuva já fez elevar o nível do rio Ururaí, que durante meses abaixo da régua, nesta sexta-feira (1º), está em 2,10 m. Para receber esse volume de água que desce pela Lagoa de Cima, rio Ururaí, Lagoa Feia, Canal das Flechas até o mar, a superintendência de Agricultura e Pecuária em parceria com o Governo do Estado deu início, nesta quinta-feira (30), à limpeza dos pilares da Ponte do Gote sobre este canal. A iniciativa visa a remoção de vegetação que pode se prender na estrutura e danificar a mesma. A ponte do Gote é de extrema importância para os produtores rurais daquela região no escoamento da produção.
  • Chuva e alagamento em Campos

    Chuva e alagamento em Campos

  • Chuva e alagamento em Campos

    Chuva e alagamento em Campos

  • Chuva e alagamento em Campos

    Chuva e alagamento em Campos

  • Chuva e alagamento próximo ao Posto Ilha

    Chuva e alagamento próximo ao Posto Ilha

  • Chuva e alagamento próximo ao Posto Ilha

    Chuva e alagamento próximo ao Posto Ilha

  • Chuva e alagamento próximo ao Posto Ilha

    Chuva e alagamento próximo ao Posto Ilha

Limpeza -
Desde o início do ano, a superintendência de Limpeza Pública vem realizando limpeza de bueiros. Vários bairros receberam o serviço e grande quantidade de lixo, como até garrafas de vidro, foi retirada das galerias de águas pluviais. O superintendente de Limpeza Pública, Alfredo Dieguez, ressalta que, no início do ano, a Prefeitura instalou 200 lixeiras, somente na área central, e pede à população que deixe o lixo doméstico na calçada, devidamente ensacado, uma hora antes da passagem do caminhão. “No Centro, a coleta é feita todos os dias. Na margem direita do Rio Paraíba do Sul, as segundas, quartas e sextas-feiras. E na margem esquerda, terça, quinta e sábado”, disse Dieguez.
— A geologia de Campos, com bairros e áreas comerciais onde séculos atrás existiam lagoas, favorece os alagamentos. Mas estamos de prontidão e pedimos que as pessoas acionem a Defesa Civil logo que surgirem os problemas. A população pode colaborar também não jogando lixo nas ruas nem abandonando restos de construção, como areia, nas calçadas, pois isso tapa os bueiros das galerias e ajuda a provocar os alagamentos — alerta o coordenador.
O nível do rio Paraíba do Sul, na manhã desta sexta, no ponto de medição na altura da área central de Campos, era de 5,37m.
Fonte: Supcom
Fotos: Paulo Pinheiro e Jéssica Felipe
Vídeo: Jéssica Felipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS