Ompetro tem novo presidente
01/12/2017 21:18 - Atualizado em 04/12/2017 16:52
O prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), é o novo presidente eleito da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro). Ele substitui o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio (PMDB), no cargo por três anos, e chegou a ser muito criticado pelos colegas de Executivo na região, e dentro do próprio Legislativo macaense, após lançar campanha “Menos royalties, mais empregos”, que sem apoio não vingou. A votação aconteceu durante reunião no gabinete de Rafael, onde representantes de oito dos 11 municípios integrantes da organização escolheram o novo dirigente.
Diniz assumirá no próximo dia 1º de janeiro o cargo de presidente para o exercício de 2018. Os quatro outros membros da diretoria são os prefeitos de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, na vaga de vice-presidente; a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, como primeira-secretária; o prefeito de Búzios, André Granado, como segundo secretário; e o prefeito de Casimiro de Abreu, Paulo Dames, como tesoureiro.
A reunião discutiu ainda outros assuntos de interesse dos municípios e da Ompetro. Os representantes dos municípios que não compareceram, Macaé, Cabo Frio e Niterói, serão comunicados da deliberação e receberão cópia da ata da reunião. Uma nova reunião da entidade, confirmada para o dia 20 deste mês, deverá definir detalhes do fechamento desse exercício.
A pauta da reunião iniciaria com a apresentação das contas da entidade, mas a prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), sugeriu a inversão da pauta, propondo a eleição, tendo apoio geral. Carla, inclusive, foi a grande combatente da proposta que beneficiaria unicamente Macaé, no caso da campanha iniciada de maneira isolada pelo prefeito Aluizio.
— É um grande privilégio ser escolhido por unanimidade pelos oito municípios presentes para representar essa importante entidade, que representa a região produtora junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP) e outros organismos. Lutamos contra a eterna dependência dos royalties do petróleo, mas entendemos que esta ainda é uma importante fonte de recursos para nossos municípios. Portanto, temos que fortalecer essa entidade, temos que pensar como região, e esse momento é um importante passo nesse sentido — afirmou Rafael Diniz.
Na reunião da Ompetro realizada em agosto, também em Campos, Dr. Aluizio não compareceu. Na ocasião seria discutida a campanha proposta por ele. De lá para cá, Dr. Aluizio se isolou e a Ompetro acabou ficando de fora de várias reuniões. A última aconteceu na ANP, na terça-feira, com o presidente da Petrobras, Pedro Parente, quando trataram dos campos maduros. (D.P.P.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS