Lula traz sua caravana nesta terça-feira para Campos
Aldir Sales 04/12/2017 23:30 - Atualizado em 06/12/2017 15:11
Depois de passar pelo Espírito Santo, a caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega ao estado do Rio de Janeiro e desembarca em Campos nesta terça-feira para uma atividade na praça do Liceu a partir das 19h. De acordo com uma das diretoras do PT municipal, Odisseia Carvalho, pelo menos 5 mil pessoas de diversos municípios da região são esperadas para o ato. O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Fabiano Souza, o policiamento será reforçado, inclusive com a presença de policiais à paisana. A preocupação com a segurança foi levantada pelos próprios organizadores. Diretora do PT municipal, Odisséia Carvalho chamou a atenção desde a última semana.
Pelas redes sociais, grupos de militantes do pré-candidato Jair Bolsonaro, que se apresenta como principal rival de Lula nas pesquisas eleitorais para a corrida presidencial em 2018, se mobilizam para protestar contra a visita do ex-presidente. Um dos grupos chegou a iniciar a venda de 200 camisetas na praça do Santíssimo Salvador durante o final de semana.
— Existe, sim, a preocupação com a segurança. Nós notificamos o comando do 8º Batalhão de Polícia Militar para reforçar o policiamento durante o evento e nossa orientação é para que nossa militância não caia na provocação deles. É um absurdo que ainda exista quem defenda uma pessoa que homenageou publicamente o coronel (Carlos Brilhante) Ustra, um dos maiores torturadores deste período nefasto da nossa história que foi a ditadura militar. Eles não sabem respeitar a democracia — afirmou Odisséia, informando que a concentração na praça começará às 16h.
Após Minas Gerais e todos os estados do Nordeste, Lula iniciou a terceira etapa da viagem pelo país nesta segunda-feira, com uma reunião pública na praça Costa Pereira, no Centro da capital capixaba. Na manhã desta terça a comitiva segue para Cariacica, onde participa de um encontro com reitores de universidades locais antes de partir para a planície goitacá.
Além do ato público, Lula também vai se encontrar com os reitores do Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) na quarta pela manhã no campus Centro do IFF.
Esta será a terceira visita de Lula Campos. A primeira foi durante a campanha presidencial de 1989 e a última aconteceu em 2007, durante a inauguração do campus Guarus do IFF. Além disso, o petista também passou pela região em outras oportunidades, inclusive durante as obras de construção do Porto do Açu, em 2013.
Apesar da condenação a 9 anos e seis meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, Lula se mantém na liderança das últimas pesquisas de intenção de voto para a corrida presidencial em 2018. Segundo a sondagem feita pelo Datafolha e divulgada no último sábado, o petista aparece com 34% da preferência do eleitorado, contra 17% de Bolsonaro, 9% de Marina Silva (Rede), 6% de Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT), além de 5% de Joaquim Barbosa (sem partido).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS