Tomógrafos do HGG e HFM com problemas
05/12/2017 23:17 - Atualizado em 07/12/2017 14:24
Hospital Geral de Guarus (HGG)
Hospital Geral de Guarus (HGG) / Rodrigo Silveira
Fazer uma tomografia em um hospital público de Campos parece ter se tornado uma peregrinação para os munícipes. Os aparelhos dos dois hospitais de emergência de Campos — o Hospital Geral de Guarus (HGG) e o Hospital Ferreira Machado (HFM) — estão com defeito.
Essa situação está sendo vivida pelo aposentado Claudomiro Alves Nunes, 81 anos. Ele sofre de dores intensas na coluna e precisa fazer uma tomografia da coluna cervical com urgência, mas essa urgência está completando três meses. A filha dele, Genaina Rodrigues Nunes, vai ao núcleo de marcação toda semana e a resposta é sempre de que não há liberação na agenda.
— A gente vai ao núcleo de atendimento da Prefeitura para marcar e quando chega lá eles dizem que não havia liberação de agenda para esse tipo de exame. Não tem agenda porque o aparelho está quebrado e isso já está completando três meses de espera. Toda semana eu vou lá e a desculpa é a mesma. O meu pai está precisando muito desse exame até mesmo para que o médico tenha uma noção do que ele vem sentindo — disse a filha.
A secretária de Saúde Fabiana Catalani, desconhece o defeito no HFM, mas admite que o problema no HGG precisa ser urgentemente resolvido. Ela informou que existe uma grande dificuldade devido à falta de crédito. “Já avançamos bem com o processo licitatório para manutenção. Tem uma característica própria a questão da manutenção de equipamentos de grande porte, como esse tomógrafo ou equipamento de ressonância. Então, no caso da manutenção dos tomógrafos, a gente foi efetuar as cotações e as empresas também não querem cotar, muito em função da falta de crédito do município, oriunda de gestões anteriores. Na semana retrasada, quando, de fato, começou a ter problema do funcionamento no tomógrafo do HGG, a gente, num primeiro momento, conseguiu fazer contato com o representante da firma que fabricou. De qualquer forma, eu preciso de um técnico que emita esse laudo. Agora, no Ferreira Machado, eu desconheço que tenha havido problema no tomógrafo que está funcionando. Um está funcionando, o outro está parado”, disse a secretária.
Em nota, a assessoria do Hospital Ferreira Machado (HFM) explicou que o tomógrafo do HFM voltou a operar no início da tarde de ontem. O equipamento apresentou problemas no último sábado, devido ao travamento do sensor de colisão da mesa (parte do equipamento onde o paciente é colocado para realizar os exames). O HFM realiza uma média de 80 a 120 tomografias, diariamente.
Já o Hospital Geral de Guarus (HGG), informa que o tomógrafo apresentou defeito na última semana e que as medidas necessárias para conserto do equipamento estão sendo tomadas. Até que o equipamento esteja totalmente recuperado, pacientes que venham a necessitar deste exame poderão ser transferidos para unidades que dispõem do equipamento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS