Conselho aprova criação de ZPE do Açu em São João da Barra
06/12/2017 20:23 - Atualizado em 15/12/2017 14:26
O Estado do Rio de Janeiro ganhará em breve uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Nesta quarta-feira, o Conselho Nacional das ZPEs aprovaram a criação da área de livre comércio no Distrito Industrial de São João da Barra. A ZPE depende agora da sanção presidencial e do decreto de criação, o que deve ocorrer ainda este ano. Após a criação, o Governo do Estado do Rio de Janeiro lançará um edital para selecionar uma empresa privada para implantar e administrar a ZPE. Para o secretário estadual licenciado, deputado Christino Áureo, a aprovação foi uma grande conquista.
- A Zona Especial do Porto do Açu e de grande importância para todo Estado do Rio. Ela afetará a todos os municípios especialmente aos da Região Norte Fluminense. Na secretaria de Desenvolvimento Econômico lutamos muito para essa conquista que acarretará na geração de inúmeros empregos e geração de novos negócios – avaliou o deputado.
A área destinada à ZPE é formada por terrenos em posse da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e tem, no total, 185 hectares. A escolha da região se deve à sua proximidade com o porto do Açu, além de a área já dispor de infraestrutura. Já há uma empresa, de rochas ornamentais, interessada em se instalar na área.
O secretário de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico em exercício, Alberto Mofati, comemorou a notícia e destacou o momento de virada econômica na atração e implantação de novos empreendimentos.
“O Governo do Estado está empenhado na criação da ZPE que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento da região norte fluminense. É uma oportunidade de retomar a atração de investimentos e gerar emprego industrial no Estado, além de contribuir para o fortalecimento econômico da região”, destaca Mofati.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS