Proteção ao idoso dá mais um passo
05/12/2017 23:18 - Atualizado em 06/12/2017 14:56
A superintendência dos Direitos do Idoso deu início nesta terça-feira, em parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), ao treinamento dos servidores da superintendência para a implantação do Protocolo de Verificação do Idoso Vulnerável (VES-13), em todas as casas de convivência e centros de atendimento de idosos em Campos. Trata-se de um instrumento utilizado mundialmente, que como o próprio nome já diz, trabalha para identificar as fragilidades de cada idoso, sejam elas físicas, psicológicas ou motora.
O VES-13 faz parte da rede de proteção social ao envelhecimento saudável e ativo, desenvolvida pela superintendência, com o intuito do trabalho com a gestão do envelhecimento saudável e ativo. Baseado em características como idade, auto percepção de saúde, presença de limitações e incapacidades, o sistema identifica a vulnerabilidade do idoso atendido pela rede. “O protocolo é uma pesquisa internacional, de caráter científico, que traz inovação na gestão pública. É um divisor de águas para nosso trabalho, porque é capaz de dar um retrato real do público que estamos atendendo, e isso é uma necessidade nossa. Todo idoso que chegar a uma das casas para qualquer atividade passará antes por esse protocolo, que vai colher todo o tipo de informações entre clínicas e pessoais, que nos deem respaldo para criar programas com ações direcionadas para a demanda de cada um”, explicou a superintendente dos Direitos do Idoso, Heloísa Landim.
Um formulário online está em fase de criação, para facilitar a migração para o sistema operacional, que será criado pelo Cidac. “O formulário será uma forma informatizada de migração para o sistema que estamos criando. Este sistema será integrado entre todas as casas de trabalho da superintendência, contendo todas as informações necessárias para o órgão, na realização nesse cruzamento de dados colhidos nos cadastros de cada atendido”, explicou o assessor especial do Cidac, Pedro Mendes. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS