Gravidez e exercício físico
Marcos Almeida 01/03/2012 05:30

Estas são algumas considerações sobre gravidez e exercícios. Fiz uma breve revisão onde, através de literatura pertinente, escrevi sobre benefícios e riscos nesta fase tão importante de vida para toda a família. Claro, tendo a mãe e o bebê sempre em primeiro plano. No mais, parabéns aos pais em questão, vocês sabem. Espero que curtam.

Há um consenso geral na literatura científica de que a manutenção de exercícios de intensidade moderada durante uma gravidez não complicada proporciona inúmeros benefícios para a saúde da mulher. Uma mulher saudável com uma gravidez normal pode tanto continuar seu regime de exercício regular como começar um novo programa. O Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia (ACOG), bem como a Sociedade Americana de Obstetrícia e Ginecologia (ASOG), recomendam que as mulheres saudáveis ??grávidas podem continuar um regime de exercícios já estabelecido.

A participação neste exercício regular tem sido mostrado como um meio para melhorar a aptidão materna, restringindo o ganho de peso sem comprometer o crescimento fetal e acelerando a recuperação pós-parto. Além disso, os benefícios psicológicos são inegáveis, devendo ser estimulados por todos os que cuidam de mulheres grávidas.

O ganho de peso é geralmente pequeno, mas pode variar. Durante este tempo, o feto está a passar o seu crescimento mais importante, incluindo o desenvolvimento de órgãos e membros. Por esta razão, um equilíbrio adequado entre nutrição, hidratação, exercício e descanso assumem grande importância.

A atividade física aeróbia auxilia de forma significativa no controle do peso e na manutenção do condicionamento, além de reduzir riscos de diabetes gestacional, condição que afeta 5% das gestantes. A ativação dos grandes grupos musculares propicia uma melhor utilização da glicose e aumenta simultaneamente a sensibilidade à insulina.

Os estudos também mostram que a manutenção da prática regular de exercícios físicos apresenta fatores protetores sobre a saúde mental e emocional da mulher durante e depois da gravidez. Além disso, existem dados sugestivos de que a prática da rotina física durante esta fase exerce proteção contra a depressão puerperal.

Os exercícios acarretam riscos potenciais para o feto em situações em que a intensidade do exercício seja muito alta, criando um estado de hipóxia, como também em situações em que haja risco de trauma abdominal e em situações de hipertermia da gestante. Esses fatores podem gerar estresse fetal, restrição de crescimento intra-uterino e prematuridade.

Há algumas evidências de que a participação em exercícios de intensidade moderada ao longo da gravidez possa aumentar o peso do bebê ao nascer, enquanto que exercícios mais intensos e com grande freqüência, mantidos por longos períodos da gravidez, possam resultar em crianças com baixo peso.

Com base em pesquisas na área de exercício e gravidez, o Sports Medicine Australia elaborou as seguintes recomendações:

- em grávidas já ativas, manter os exercícios aeróbios em intensidade moderada durante a gravidez;

- evitar treinos em freqüência cardíaca acima de 140 bpm. Exercitar-se três a quatro vezes por semana por 20 a 30 minutos. Em atletas é possível exercitar-se em intensidade mais alta com segurança;

- os exercícios resistidos também devem ser moderados. Evitar as contrações isométricas máximas;

- evitar exercícios na posição supina;

- evitar exercícios em ambientes quentes e piscinas muito aquecidas;

- desde que se consuma uma quantidade adequada de calorias, exercício e amamentação são compatíveis;

- interromper imediatamente a prática esportiva se surgirem sintomas como dor abdominal, cólicas, sangramento vaginal, tontura, náusea ou vômito, palpitações e distúrbios visuais;

Não existe nenhum tipo específico de exercício que deva ser recomendado durante a gravidez. A grávida que já se exercita deve manter a prática da mesma atividade física que executava antes, desde que os cuidados acima sejam seguidos.

O Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) oferece as seguintes recomendações:

Segurança: Como as mudanças na distribuição de peso ocorrem, equilíbrio e coordenação podem ser afetadas. Os programas de exercícios devem ser modificados se eles representam um risco significativo de lesão abdominal ou fadiga em oposição ao relaxamento e um acentuado senso de bem-estar. Até que mais informações estejam disponíveis, exercitar-se nas posições supina ou prona devem ser evitadas após o primeiro trimestre.

Meio Ambiente: regulação da temperatura é altamente dependente de hidratação e condições ambientais. As mulheres grávidas devem assegurar a ingestão adequada de líquidos antes, durante e após o exercício, usar roupas folgadas e evitar altas temperaturas e umidade para se proteger contra o estresse de calor, especialmente durante o primeiro trimestre.

Crescimento e Desenvolvimento: A mulher grávida deve monitorar seu nível de exercício e ajustar sua ingestão para garantir ganho de peso adequado. Se a gravidez não está progredindo normalmente ou se o sangramento vaginal, ruptura de membrana, dor persistente ou fadiga crônica são anotados, o exercício deve ser interrompido até que uma avaliação médica foi concluída. Além disso, se ocorrer contrações regulares mais de 30 minutos após o exercício, a avaliação médica deve ser procurada.

Modo: O levantamento de peso é considerado seguro durante a gravidez. A aptidão materna melhorada é um benefício bem conhecido. Exercícios de peso corporal são similarmente benéfico contanto que eles sejam confortáveis. Natação e ciclismo estacionário são excelentes e podem ser recomendados. Programas como caminhada e corrida de baixo impacto são boas escolhas.

Levantamento de peso pesado, ou atividades similares que requerem esforço, devem ser desencorajadas. Andar de bicicleta, especialmente durante os segundo e terceiro trimestres, deve ser evitada por causa de alterações no equilíbrio e no risco de queda. A exposição aos extremos de pressão de ar, como mergulho e elevada altitude em mulheres não aclimatizadas, devem ser evitados

Intensidade: Gravidez não é provavelmente um período para a competição séria. Para as mulheres que estão continuando seu regime de exercício físico regular, a intensidade do exercício não deve exceder os níveis pré-gravidez. Intensidade moderada é bastante seguro para uma mulher que está habituada a este nível de exercício.

Exercício: Uma mulher saudável com uma gravidez normal pode tanto continuar seu exercício em regime regular ou começar um novo programa de exercícios. Para a sua prescrição, em particular e sua duração, verifique com seu médico.

Para se aprofundar mais, aqui! e aqui!

Fontes: American College of Sports Medicine por Raul Artal, MD, James F. Clapp, III, MD, e Vigília Daniel V., MD, FACSM Gravidez e Exercício Pregnancy and Exercise Fernanda R. Lima, Natália Oliveira Rev Bras Reumatol, v. 45, n. 3, p. 188-90, mai./jun., 2005

Bons treinos, disciplina e muitas felicidades!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS