Treinamento Funcional. Conhece?
Marcos Almeida 13/02/2012 07:30

O Treino Funcional já vem de longa data sendo um grande instrumento quando se fala em treinamento físico. Este tipo de rotina se baseia na Especificidade, um dos itens que fazem parte dos Princípios do Treinamento Desportivo.

A Especificidade, explicando de forma bem simples, significa que se eu quero melhorar por exemplo a minha técnica e condicionamento da natação, de nada ou pouco adianta realizar treinos específicos de corrida, ou seja, para aperfeiçoar a natação, somente com os treinos específicos desta modalidade, pois os treinos paralelos vão dar suporte mas o principal é o esporte em questão.

“O treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, em termos de qualidade física, sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizados” (Dantas, 1995), este é conceito maior da Especificidade.

No Treinamento Funcional o Sistema Nervoso controla, o Sistema Muscular executa e o Sistema Esquelético sustenta. Neste tipo de treino não se trabalha músculos isolados como os realizados na musculação e sim treina-se o movimento que se quer evoluir.

Recomendo sua utilização tanto nos esportes em busca de performance como para públicos especiais - idosos por exemplo - buscando melhora na sua rotina de vida, pois várias qualidades físicas podem ser trabalhadas - equilíbrio e coordenação motora - além das tradicionais força e resistência.

Imagina o levantar de uma cadeira ou colocar objetos numa superfície mais alta. O Treino Funcional pode ajudar de sobremaneira nestas atividades. Para os treinos direcionados a corrida, busco equilibrar o seu princípio com aparelhos de musculação melhorando o aspécto de força como também nos mecanismos da proteção de lesão - outro ponto positivo para o Funcional .

Não esquecendo que neste treino o cérebro é substancialmente exigido principalmente por toda a integração sensorial proporcionada pelas várias qualidades físicas trabalhadas, sendo também conhecido como Treinamento Inteligente.

Recomendo!

Para se aprofundar mais, aqui!

Bons treinos e ótimas emoções!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS