Cuidados básicos para correr no verão, por Ronaldo Maciel
Marcos Almeida 04/01/2012 06:26

Evidências científicas e o interesse geral da população demostram que a prática regular de exercícios pode trazer muitos benefícios à saúde. Atualmente, a corrida de rua é uma das atividades mais realizadas no Brasil, devido a facilidade para a sua realização.

Porém, nesta época do ano devemos redobrar os cuidados para sua prática, pois as condições de calor e umidade impõem um grande desafio ao nosso organismo, já que o desempenho fica significativamente reduzido e aumentam os riscos da desidratação e de doenças relacionadas ao calor. Durante a atividade física os músculos produzem grande quantidade de calor, o que faz aumentar a temperatura central do corpo, mesmo com parte desse calor sendo dissipado para o ambiente.

Desta forma, estratégias são necessárias para minimizar o impacto destas condições em pessoas fisicamente ativas e atletas. Dentre estas, podemos citar a redução do tempo e do esforço dedicado ao aquecimento; mudanças na sessão de exercício ou a estratégia de competição visando reduzir a intensidade do exercício e/ou duração, fazendo repousos mais longos e freqüentes.

Vestir roupas leves, procurar áreas mais frescas com sombra ou vento ou se exercitar nas horas mais frescas do dia também são recursos válidos. A hidratação é um tópico que não pode ser negligenciado. Durante o exercício, principalmente se o mesmo for prolongado, sugere-se que o praticante beba água a cada 15 minutos para compensar as perdas pelo suor.

Porém, por vezes, esta reposição pode ser insuficiente. Quando isso ocorre devemos recorrer as chamadas bebidas Esportivas, que contém carboidratos como fonte energética e eletrólitos, especialmente sódio, para uma hidratação e reposição mais efetiva. Escolhendo um sabor agradável ao seu paladar, suas necessidades de líquidos serão atingidas mais facilmente. A refrigeração torna a ingestão mais apetitosa e espontânea.

Após a atividade física, você deverá ingerir mais líquido do que você acha que é necessário, porque o organismo permanece acelerado por determinado tempo, requerendo quantidades maiores de líquido do que no repouso.

Porém, é óbvio que não há motivos para deixarmos de lado a nossa corrida. Vista-se adequadamente, ajuste o treinamento com o seu técnico, preste atenção a reidratação e bons treinos!

Ronaldo Nascimento Maciel

  • Professor de Educação Física
  • Mestre em Ciências da Motricidade Humana
  • Pós graduado em Musculação e Treinamento de Força
  • Pós graduado em Anatomia e Cinesiologia Humana
  • Técnico de Voleibol Nível IV (CBV)
  • Professor Universitário
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS