"Ser atleta de Remo", por Tiago Braga
Marcos Almeida 05/01/2012 13:26

Sou Tiago Ribeiro Braga, tenho 19 anos, nasci em Campos dos Goytacazes e atualmente moro no Rio de Janeiro em um alojamento com três companheiros de equipe e faço parte do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Iniciei no esporte com 9 anos, pratiquei esportes como Natação, Skate, Capoeira e Judô mas foi no Remo que eu me encontrei. Quando eu tinha 13 anos eu vi um skiff passando por baixo da ponte: era tão lindo ver um barco deslizar sobre a água. Foi nesse dia que eu me encantei pelo Remo. Sou de família humilde e não tinha condições de pagar para praticar um esporte!

Um ano depois eu estava conversando com o meu primo, ele me disse que estava praticando Remo. Então ele me convidou para treinar com ele. Com 5 meses de treinos eu consegui o meu primeiro título por Campos, e com 7 meses ganhei o Campeonato Estadual.

Quando completei 1 ano de Remo o Vasco me fez uma proposta para me integrar a sua equipe. Foi uma proposta tentadora! Mas é muito difícil largar a família, amigos e cidade com apenas 15 anos. Mas fui atrás do meu sonho. Com 15 anos eu já sabia o que eu queria ser. Ser atleta!

São 4 anos de Vasco, e nesses quatro anos acumulei muitos títulos. De campeão estadual à 5º nas Olimpíadas da Juventude em Singapura. Nunca imaginei em sair do meu país e agora já conheço até o outro lado do mundo.

Não passo por uma fase muito boa, estou saindo de uma lesão grave. Mas os meus sonhos continuam intensos e só irei sossegar quando realizá-los. O esporte transformou a minha vida, me fez ser um homem de bem. Que sempre pensa em ajudar o próximo e não ser uma pessoa tão egoísta.

Estou travando uma batalha entre os estudos e o remo. É muito difícil de conciliar os dois, mas eu irei conseguir. Quando sai de casa foi com esse propósito: estudar e treinar. Estou na universidade estudando Contabilidade, mas, quero seguir na área de Administração. Estou me especializando em línguas, falo Inglês e Espanhol e pretendo falar Francês e Italiano também. Se eu tivesse condições talvez nunca teria saído de casa. Admiro os atletas que conseguem se manter treinando em suas cidades.

Tiago Ribeiro Braga

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS