Obesidade pode ser contagiosa, diz estudo
Marcos Almeida 30/12/2011 06:46

Esta pesquisa é de 2007 mas ainda é muito atual. Acredito que pelos exemplos dados, pessoas próximas tendem a seguir o mesmo caminho, daí a importância, por exemplo, dos hábitos saudáveis quando se tem filhos, pois os pequenos tendem a dar continuidade a quase todos eles.

Este tema já foi tratado aqui no Blog, vide os Neurônios-espelho relatatado AQUI!.

Este estudo concluiu que sim, a gordura contagia. A obesidade pode se espalhar entre as pessoas como um vírus. Segundo os pesquisadores, quando uma pessoa ganha peso, amigos próximos a ela tendem a engordar também. O simples fato de ter um amigo obeso aumenta em 57% a chance de alguém apresentar obesidade.

A maior influência de todas é quando a pessoa é amiga próxima do obeso. Neste caso, as chances de se tornar obesa também é de 171%.

Para Nicholas Christakis, físico e professor de sociologia da medicina na Harvard Medical School e coordenador do projeto, uma explicação para o fenômeno é a de que amigos afetam a percepção dos outros sobre gordura. “Você muda a idéia de o que é aceitável no formato de um corpo ao olhar as pessoas ao seu redor”, disse Christakis.

A ciência mostra que os indivíduos têm faixas de peso determinadas, mas esta "receita" de formato é muito influenciada pelo ambiente da pessoa - que irá determinar o tamanho "mínimo" ou “máximo” programado para o indivíduo. “Você não quer perder um amigo que ficou obeso. Então, por que não ficar amigo de uma pessoa magra e deixar que o comportamento dela influencie você e seu amigo obeso?”, sugere Christakis.

Leia mais AQUI!

Bons treinos e emoções!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS