Música: antes, durante e após a atividade física
Marcos Almeida 17/12/2011 08:01

Já é sabido pelo montante de pessoas que observamos nos espaços públicos e academias, como também através de estudos recentes que a música e exercícios físicos tem uma forte correlação. Ela é capaz de motivar fazendo com que os indivíduos praticantes de exercícios o façam por mais tempo e/ou com mais intensidade, tornando o período ao qual se está movimentando muito mais, digamos, fácil e agradável, pois ouvindo as músicas de nossas preferências tudo fica muito mais divertido.

Pesquisas mostram que para cada modalidade esportiva, dependendo do ritmo, a música acrescenta performance e daí melhores resultados podem ser alcançados. Ou seja, há músicas próprias para pedalar, caminhar, correr ou alongar que estimulam e melhoram o rendimento. Os que correm sabem bem isso, naquela parte difícil do treino, o playlist escolhido é o das músicas com fortes batidas e que proporcionam também, fortes emoções.

Agora nova pesquisa intitulada "Effect of Motivational Music on Lactate Levels during Recovery from Intense Exercise" (novembro, 2011), ou "Efeitos da música motivacional sobre os níveis de lactato durante a recuperação do exercício intenso", mostrou (muito legal), que ouvir música durante a recuperação a partir de exercício intenso leva a uma depuração mais rápida do lactato sangüíneo (o acúmulo desta substância nos músculos pode gerar uma hiperacidez, que causa dor e desconforto logo após o exercício), reduzindo também a RPE (taxa de esforço percebido), portanto, pode ser usado por atletas após esforço para melhorar o trabalho de recuperação, mostrando assim, que a nossa querida música, pode e deve ser usada no período pós treino e/ou pós competição.

Bons treinos, ótimas músicas e grandes emoções! 

 Fontes:

  http://www.efdeportes.com/efd122/exercicio-fisico-e-musica-uma-relacao-expressiva.htm

 http://journals.lww.com/nsca-jscr/Abstract/publishahead/Effect_of_Motivational_Music_on_Lactate_Levels.98568.aspx

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS