Corrida de rua: por Geraldo Batista
Marcos Almeida 07/12/2011 05:47
No último dia 06 de novembro foi realizada a 4ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua de Campos. Com bom nível de organização a prova proporcionou agradável confraternização e envolveu corredores profissionais e amadores.

 

Apesar de não ser campista de nascimento, vivo nesta cidade que a minha família adotou há trinta e oito anos. Conheço, como motorista, quase todos os seus cantos, assim como as pontes que cortam o rio Paraíba e a orla de Guarús.

Durante os quase vinte e cinco minutos que duraram a corrida para mim, pude ver, através de olhar vagaroso, a orla, o mercado municipal e o Rio Paraíba do Sul de cima das pontes. Sim, de carro olhamos tudo com pressa. A pé, mesmo correndo, observamos detalhes e sons da natureza não observados pelos motoristas e passageiros dos veículos automotores.

Estes detalhes a que me referi causaram-me surpresa. Como é bela a orla de Guarús. Como ainda há vida nas margens do Rio Paraíba. Como são bonitas as águas do rio vistas de cima da ponte Rosinha. Como é bonito o prédio do mercado municipal, apesar de escondido atrás de uma cobertura metálica em desarmonia com a construção histórica.

Muito já se falou sobre os benefícios que as atividades esportivas trazem para saúde, não sendo esse o tema que pretendi focar aqui. O que desejei destacar através dessas poucas palavras é o fato de que os corredores de rua, além de benefícios à saúde, têm o privilégio de observar as paisagens por ângulos normalmente não vistos pelas pessoas em geral.

  Geraldo da Silva Batista Júnior

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS