Brasil registra primeira morte por coronavírus e investiga cinco óbitos
Mário Sérgio Júnior e Camilla Silva 17/03/2020 10:48 - Atualizado em 24/03/2020 20:27
Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus
Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus / Divulgação/ Fiocruz
O estado de São Paulo registrou, na manhã desta terça-feira (17), o primeiro caso de morte de uma vítima por coronavírus do país. O homem, de 62 anos, morador da capital do estado, que também tinha comorbidades como diabetes e hipertensão, deu entrada em um hospital privado, não identificado, no sábado (14), e faleceu nesse domingo (16). Ele não tinha histórico de viagem. O Estado de São Paulo informou que ainda investiga quatro mortes. Outras duas mortes ocorridas no estado do Rio também aguardam exames de confirmação, uma registrada em Miguel Pereira e outra na cidade de Niterói, em Icaraí. 
O último balanço divulgado pela secretaria de Saúde do Rio aponta 33 diagnósticos da doença, sendo uma delas de um paciente em estado grave. No país, são 291 casos, segundo o Ministério da Saúde. O Norte e Noroeste Fluminense segue sem nenhum confirmação, até o início da tarde desta terça, mas pacientes com suspeita de contaminação são acompanhados em Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Macaé, Santo Antônio de Pádua e Itaocara.
De acordo com a Secretária Estadual de Saúde, o estado de São Paulo tem 152 casos confirmados da doença até esta segunda-feira, com mais 1.777 casos suspeitos de coronavírus. O Governo de São Paulo avalia que o surto de coronavírus deve durar "de quatro a cinco meses". No entanto, as medidas restritivas adotadas pela administração estadual, como a suspensão das aulas e a restrição de eventos, não devem ser aplicadas durante todo este período.
Nesta terça-feira, as secretarias estaduais de Saúde chegaram a informar que 349 casos do novo coronavírus foram confirmados em todo o país. O número diverge dos dados do Ministério da Saúde que apontou 291 confirmações. Segundo o ministro de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, as divergências podem ocorrer porque o Ministério só leva em consideração os resultados divulgados por laboratórios credenciados.
O secretário estadual da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, disse que a ocorrência de óbitos por coronavírus já era esperada, devido à situação de pandemia. “Infelizmente os óbitos são esperados. Mas lamentamos muito o óbito, e manifestamos consideração à família. Isso é muito triste. Mas esse óbito não deve criar pânico na população”, acrescentou Uip.
Rio de Janeiro - A prefeitura de Miguel Pereira informou, nesta terça-feira, a morte de uma paciente que apresentou sintomas de coronavírus. Segundo o município, a mulher, de 63 anos, que trabalhava na capital do Rio de Janeiro, esteve em contato direto com sua empregadora, que chegou da Itália e testou positivo ao covid-19. A mesma deu entrada no Hospital Municipal Luiz Gonzaga já em quadro grave, vindo diretamente de seu ambiente de trabalho para a unidade de saúde.
“Mantendo a transparência e as informações para todos os cidadãos, a Prefeitura de Miguel Pereira informa que na data de hoje, infelizmente um paciente, do sexo feminino, com 63 anos, veio a óbito pelos sintomas suspeitos do novo coronavírus. O laudo das autoridades sobre o caso sairá em 24 horas, onde constará maiores informações sobre a causa da morte.
Lamentamos e nos solidarizamos com a família e informamos que a Prefeitura Municipal e o Hospital Municipal Luiz Gonzaga estão tomando todas as medidas para o enfrentamento do novo coronavírus. É de extrema importância que neste momento, a população siga todos os critérios definidos pela Secretaria Municipal de Saúde e que fique atento a qualquer sintoma. Para maiores esclarecimentos, o cidadão pode entrar em contato com o Plantão de Enfrentamento da COVID-19 no telefone (24)2484-4223”, informou em nota.
Na noite desta terça-feira, um idoso de 69 anos morreu no Hospital Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, após apresentar sintomas de coronavírus. Em comunicado, a unidade disse que paciente morreu por choque séptico e pneumonia.
O Hospital Icaraí informou que idoso "possuía história epidemiológica para o covid-19 (o enteado, que não foi atendido pelo Hospital Icaraí, veio de Nova Iorque, EUA, com teste positivo)", com quadro iniciado no dia 11 de março de 2020. "O paciente, além da idade, possuía comorbidades que o colocaram no grupo de risco", afirmou a unidade.
Ainda de acordo com o hospital, o paciente ficou com "insuficiência respiratória aguda". Ele precisou, dessa forma, respirar com ajuda de aparelhos.
"O Hospital Icaraí segue todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária", ressaltou.
A secretaria de Saúde do Rio de Janeiro afirmou que não há confirmação sobre óbito por coronavírus no Estado. “Embora a Prefeitura de Miguel Pereira tenha divulgado morte de mulher com sintomas compatíveis aos relatadas para Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde esclarece que o material da paciente acaba de chegar ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ), única unidade estadual capaz de realizar o teste para confirmar ou descartar o vírus. A SES informa que a vítima não fazia parte da lista de casos confirmados até o momento. O resultado dos exames deve sair em até 48 horas”, informou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS