Consumo em queda livre nos restaurantes
Paulo Renato do Porto 17/03/2020 21:28 - Atualizado em 24/03/2020 19:16
As últimas informações sobre a pandemia do coronavírus derrubaram o movimento desta terça-feira (17) nos restaurantes, lanchonetes e cafeterias de Campos, com as recomendações de médicos e autoridades para que a população evite sair de casa e locais de aglomeração de pessoas, entre outras precauções.
— O movimento caiu muito de sábado pra cá, mas hoje foi o pior dia. Por mais que a gente tenha adotado precauções, como o aumento do uso de álcool gel, retirando as toalhas da mesa já que não temos como limpar a todo instante, as pessoas ficaram bastante assustadas com as últimas notícias — disse Lia Velasco, gerente de restaurante no Centro.
Em outro tradicional restaurante, também na área central, o comerciante Expedito Coleto calculava a queda de movimento de 50% no seu estabelecimento. “Acredito que as pessoas devem tomar precauções, cada um tem que fazer a sua parte, mas não pode haver é alarmismo, que tem prejudicado muito o comércio e outras atividades”.
Tânia Gandra, também comerciante no Centro, atestou igualmente uma queda brutal em seu restaurante. “Desde sábado temos percebido uma diminuição das vendas. Mas hoje caiu muito, muito mesmo. Vamos torcer que essa pandemia vá embora logo”, finalizou.
Numa cafeteria, Isabela Matos, promotora de vendas, estranhava o baixo movimento do dia. “É uma coisa assustadora. A esta hora isso aqui costuma estar cheio de clientes, mal eu tenho tempo de ir ao banheiro, mas agora ficou tudo vazio. Estou limpando o piso aqui porque não tenho o que fazer no balcão, tá tudo parado”, contou.
Algumas academias de Campos começaram nesta terça a suspender suas atividades e a baixar, temporariamente, as portas até que a situação se normalize e as autoridades autorizem a reabertura, segundo o blog de Christiano Abreu Barbosa, diretor da Folha da Manhã.
A termelétrica Gás Natural Açu vai dispensar os funcionários pelos próximos três dias. A partir de segunda-feira (23), os trabalhadores entrarão de férias coletivas.
Shoppings centers reduzem expediente
A rotina de alguns centros de compras também foi alterada. A partir desta quarta, o Shopping Avenida 28 e o Guarus Plaza Shopping funcionarão em horário reduzido de 12h às 20h de segunda a domingo até o dia 01/04, quando se finda o estado de emergência decretado pelo governador Wilson Witzel. O Boulevard Shopping também anuncia funcionamento com horário reduzido, das 12h às 20h, a partir desta quarta-feira. Nos dois primeiros os cinemas já estavam com atividades suspensas. Em outros shoppings, houve suspensão de eventos, como no Parquecentro, que anunciou o cancelamento do Talk de Finanças de Mulheres, que seria realizado no dia 24, iniciativa do Sebrae.
Além da falta de álcool gel, o campista também saiu à procura de máscaras de proteção contra o vírus, mas há também escassez do produto no comércio. “Hoje pela manhã chegaram cinco caixas que logo saíram em algumas horas”, disse um atendente de uma drogaria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS