Atores de São João da Barra usam humor para conscientizar sobre a pandemia do coronavírus
Matheus Berriel 18/03/2020 19:17 - Atualizado em 24/03/2020 18:23
Grupo criou a Quarentena TV no Instagram
Grupo criou a Quarentena TV no Instagram / Reprodução
Da paralisação dos ensaios de um grupo teatral de São João da Barra surgiu a ideia de usar a arte para abordar a pandemia do novo coronavírus de forma bem humorada, mas não menos consciente. Assim foi criada a Quarentena TV, no ar desde a última terça-feira (17), no Instagram (@quarentenatv). O perfil é utilizado para realização de transmissões ao vivo todas as noites, às 20h, mesclando entretenimento e informação.
— A gente estava uma ensaiando uma peça de teatro, ainda sem nome definido, mas com ideia de estreá-la após na praça de São João, após o período da Festa de Nossa Senhora da Penha (inicialmente prevista para o final de abril, em Atafona, mas já adiada). Quando surgiu essa questão da quarentena, de evitar o contato com as pessoas, nós resolvemos suspender os ensaios. Somos nove pessoas, mas, de qualquer forma, achamos por bem suspender, porque não deixa de ser um certo aglomerado — disse a atriz Ana Pavão, uma das integrantes do projeto Caravana Teatral.
A paralisação dos ensaios acabou por movimentar o grupo de Whatsapp do projeto, onde acontecem reuniões virtuais. Uma brincadeira na tarde de terça foi o embrião da Quarentena TV, que em poucas horas já estava no ar. No formato, projetado a partir de áudios trocados entre os próprios integrantes do projeto, há uma espécie de âncora, que convoca os outros participantes, como se fossem repórteres, para informarem sobre situações do cotidiano, modificado pelo coronavírus.
— Rimos muito, nos divertimos muito, e aquele clima de tensão, preocupação e medo foi acabando. Levantamos nosso próprio astral com essas brincadeiras no grupo de Whatsapp. Então, resolvemos produzir conteúdo, criar lives engraçadas. Nós nos divertimos, e outras pessoas também poderiam se divertir. Uma colega, inclusive do nosso grupo, tem uma filha no grupo de risco, porque tem asma, e ela estava muito preocupada. E aí ela falou que esse tempo com a gente, mesmo que virtualmente, estava fazendo muito bem. Desta forma, resolvemos estender a outras pessoas — explicou Ana Pavão.
Apresentado nas redes sociais, o projeto teve divulgação espontânea por meio de compartilhamentos. Cerca de 100 pessoas assistiram a live inaugural na terça à noite, sem contar as que acessaram o perfil posteriormente para conferir o conteúdo produzido por Ana Pavão, Leleka Franco, João Amaral, Gil Miranda, Danilo Neves, Heitor Diniz, Chrisson Monteiro, Fernanda Gaiato e Silvano Motta, a quem coube a função de âncora. No fechamento desta matéria, o perfil @quarentenatv já era seguido por 406 pessoas.
— As pessoas se divertiram muito, deram feedbacks positivos — contou Ana. — Um dos nossos objetivos é fazer com que as pessoas fiquem em casa. Conscientizar as que podem, claro. A gente sabe que nem todo mundo pode. Mas, quem puder ficar em casa, que fique. Muita gente não sabe o que fazer, está entendiado, e a gente quer produzir esse conteúdo para conscientizar sobre a importância do isolamento social nesse momento. Para que as pessoas, interagindo com a gente, mandando ideias, mensagens, elas possam também se distrair e ter um momento mais leve. Passar por essa fase de uma forma mais leve, mais tranquila. Afinal de contas, a gente tem que preocupar com a nossa saúde física, mas, sobretudo, a saúde mental também — enfatizou Ana.
Nos stories do perfil, além das transmissões ao vivo, também são publicados memes. Em um deles, postado na terça e que ainda podia ser visto ontem, o personagem Esqueleto, do desenho animado “He-Man”, orientava o internauta a aproveitar a quarentena por causa do coronavírus e limpar o quintal de casa, para evitar a dengue. Sem contar os boletins bem-humorados dos atores-repórteres.
— Estou aqui no bairro Água Santa. Se aqui já era um bairro silencioso antes da quarentena, imagina com quarentena. Graças a Deus, os meus vizinhos respeitam muito a quarentena. Até antes, eles já respeitavam. Meu bairro é muito bom, é uma bênção — brincou Fernanda Gaiato em um dos stories publicados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS