Filmes e séries para assistir em casa durante a pandemia
Matheus Berriel 17/03/2020 19:23 - Atualizado em 24/03/2020 18:18
"Como nossos pais", "Roma" e "Epidemia" estão entre os filmes indicados / Divulgação
Com recomendações governamentais para que aglomerações sejam evitadas, o mais seguro durante a pandemia do novo coronavírus é ficar em casa. Não à toa, têm sido fechados espaços culturais e de entretenimento. No intuito de colaborar com a prevenção ao aumento do número de casos da doença, operadoras de televisão estão abrindo o sinal de diversos canais fechados. Outra opção para aproveitar o tempo livre é a vasta programação das plataformas de streaming. Três cinéfilos, dois deles críticos de cinema da Folha da Manhã, listaram filmes e séries disponíveis em algumas como sugestões enquanto a pandemia não é superada.
Felipe Fernandes (publicitário, cinéfilo e crítico de cinema da Folha)
A chegada (2016), disponível na Netflix — Após o surgimento de 12 diferentes objetos voadores em diferentes partes do mundo, o exército americano monta uma equipe liderada pela linguista Louise (Amy Adams) para tentar estabelecer algum tipo de contato com os seres presentes em uma das naves, com o objetivo de estabelecer uma comunicação para esclarecer as reais intenções dos visitantes. Direção de Denis Villeneuve. Ficção científica. Duração: 1h56min. Classificação: 10 anos.
Os suspeitos (2013), disponível no Prime Vídeo — Mostra o desespero de um pai que vive o pesadelo do desaparecimento de sua filha; sua busca incessante e os efeitos que o crime tem sobre a comunidade. Direção de Denis Villeneuve. Suspense. Duração: 2h33min. Classificação: 16 anos.
Como nossos pais (2017), disponível na Netflix — Aborda a vida de uma mulher, mãe e esposa, de uma família de classe média, buscando seu espaço e sua individualidade dentro da sociedade atual. Um filme sincero e bem atual. Direção de Laís Bodanzky. Drama. Duração: 1h42min. Classificação: 14 anos.
Hunters (2020), disponível no Prime vídeo (Série) — Um dos grandes lançamentos do serviço de streaming, traz o astro Al Pacino em uma história real passada na década de 1970, onde um grupo se forma para caçar nazistas foragidos em Nova York. Uma série violenta que traz questionamentos morais interessantes. Direção de David Weil (II). Drama, suspense. Temporada: 1. Episódios: 10. Classificação: 18 anos.
Dark (2017 / 2019), disponível na Netflix— O desaparecimento recente de duas crianças em uma pequena cidade alemã remete a acontecimentos idênticos ocorridos há 33 anos e coloca quatro famílias no centro de uma teia de mistérios envolvendo uma misteriosa caverna, uma usina nuclear suspeita e um estranho homem recém chegado na cidade. Uma série instigante, elogiada pela crítica. Direção de Baran bo Odar e Jantje Friese. Drama, ficção científica, suspense. Temporadas: 2.. Episódios: 10 e 8. Classificação: 16 anos.
 
Aristides Arthur Soffiati (historiador, cinéfilo e crítico de cinema da Folha)
Ponto final (2005), disponível na Netflix — Tragédia grega com teoria do caos. Na tragédia, tudo é previsto no início e tudo acontece por não se poder driblar o destino. Na teoria do caos, reina o imponderável e tudo é imprevisível. Dirigido por Woody Allen. Policial, drama, ação, suspense. Duração: 2h03min. Classificação: 14 anos.
A noite dos mortos-vivos (1990), disponível na Netflix — Remontagem do filme de George Romero, de 1968, que mudou o paradigma dos zumbis. Antes, o zumbi era um morto revivido. Agora, passa a ser resultado de uma contaminação que mata e revive. Além de ser um clássico, é muito pertinente para nosso tempo. Direção de Tom Savini. Terror. Duração: 1h32min. Classificação: 14 anos.
Noé (2014), disponível na Netflix — Uma interpretação pessoal de Noé. A Bíblia ensina que Deus se apreendeu de ter criado o homem e resolveu eliminá-lo. Apenas Noé e sua família seriam salvos de um dilúvio exterminador. Aronofsky mostra que Deus quis mesmo eliminar a humanidade, acreditando que Noé e sua família não teriam descendentes, mas Noé engana a Deus e assegura o futuro do ser humano. Filme também apropriado para um momento em que a humanidade cria situações que ameaçam a sua existência. Direção de Darren Aronofsky. Filme épico, aventura. Duração: 2h18min. Classificação: 14 anos.
Roma (2018), disponível na Netflix — Premiadíssimo filme que não chegou às telas de cinema. Vale a pena ser visto por sua beleza plástica e sonora. E, sobretudo, pela tocante humanidade do roteiro. Direção de Alfonso Cuarón. Drama. Duração: 2h14min. Classificação: 14 anos.
Corra! (2017), disponível no Netflix — Enfoca o novo racismo nos Estados Unidos, até mesmo uma nova escravidão de forma inteligente. Foi classificado erradamente como um filme de terror. Dirigido por Jordan Peele. Suspense. Duração: 1h44min. Classificação: 14 anos.
 
Gustavo Alejandro Oviedo (Advogado e cinéfilo)
Invasão Zumbi (2016), disponível na Netflix — Filme sul-coreano que conta a fuga em trem de pai e filha para escapar dos mortos-vivos. Direção de Yeon Sang-ho. Ação, terror, suspense. Duração: 1h58min. Classificação: 14 anos.
Epidemia (1995), disponível na Netflix — No filme, um vírus mortal chega aos Estados Unidos da África, carregado por um macaco, e um virologista (Dustin Hoffman) deve lutar contra o governo para demonstrar a gravidade da situação. Direção de Wolfgang Petersen. Catástrofe, drama, suspense. Duração: 2h08min. Classificação: 16 anos.
A Luz no Fim do Mundo (2019), disponível no Youtube Filmes — O filme é uma distopia minimalista sobre pai e filha escapando da perversidade humana. Direção de Casey Affleck. Drama, ficção científica. Duração: 1h59min. Classificação: 14 anos.
É o fim (2019), disponível no Prime Vídeo — Uma comédia apocalíptica com vários atores de Hollywood numa jornada que começa numa festa da casa de James Franco e termina no Dia do Juízo Final. Direção de Seth Rogen e Evan Goldberg. Comédia. Classificação: 1h47min. Classificação: 16 anos.
Chernobyl (2019), disponível na HBO GO — Minissérie em cinco episódios, que conta com um nível de fidelidade minucioso o acidente nuclear mais grave da história. Direção de Johan Renck. Drama. Temporada: 1. Episódios: 5. Classificação: 16 anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS