Festa de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, não acontecerá mais de 12 a 20 de abril
15/03/2020 21:50 - Atualizado em 24/03/2020 18:23
Tradicional procissão da festa da Penha
Tradicional procissão da festa da Penha / Paulo Pinheiro
A tradicional festa católica de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, São João da Barra, não será mais realizada de 12 a 20 de abril neste ano. Devido à pandemia do novo coronavírus, a Irmandade de Nossa Senhora da Penha optou pelo adiamento provisório, ainda sem data definida, podendo haver cancelamento.
— É algo inusitado, antes ainda não houve. Quisera Deus que não houvesse agora. Mas, há uma necessidade. É mundial, não é nacional, já se tornou considerado uma pandemia. A gente não pode minimizar a situação. Uma celebração, uma reunião que traz pessoas de tantos lugares, de tantas realidades, a gente não pode entender que seja algo que a gente possa menosprezar a situação. São mais de 20 mil pessoas que passam por aqui nesse período dos festejos de Nossa Senhora da Penha. Se 500 pessoas já são consideradas um limite para uma atividade externa, imagina mil, 2 mil, 3 mil, 10 mil, 20 mil pessoas, sabe-se Deus quantas mais. Então, nós, por uma corresponsabilidade e uma consciência pastoral, temos o dever de traduzir isso com imensa dor. Não é fácil para a gente ter que tomar essa decisão — disse o padre Jorge Guimarães, revelando ter conversado sobre o tema com o bispo titular da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz.
Provedora da Irmandade, Viviane Meireles disse que é necessário aguardar os próximos acontecimentos relacionados ao coronavírus para que haja a definição se a festa acontecerá em outro período ou se será cancelada.
— Em obediência também ao bispo e em amor às pessoas, a gente está adiando ou cancelando. Vamos ver como o vírus se comporta no nosso estado, no nosso país, e, a partir daí, a gente vai tomar uma medida: se a gente vai fazer mais para frente ou não (vai) fazer esse ano. Só vamos ter essa resposta um pouco mais adiante, quando, realmente, esse vírus passar pela nossa região. E aí a gente tem que agir com prudência, porque a gente trabalha com vida. Se somos cristãos, temos que pensar na vida das pessoas. E vida é mudança, é o que pede a palavra de Deus — afirmou Viviane.
Também em São João da Barra, estão com atividades suspensas a Casa de Cultura João Oscar do Amaral (Antiga Casa de Câmara de Cadeia), Estação das Artes Derly Machado, o Palácio Cultural Carlos Martins, Cine Teatro São João e Centro Cultural Narcisa Amália. Nos locais, acontecem visitações, são desenvolvidas oficinas de arte, cursos e espetáculos artísticos.
Foi adiado o curso Mulheres em Movimento, que aconteceria no último sábado (14), no Cine Teatro São João. Uma nova data será marcada para a realização após 30 dias O curso é da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra, através da coordenação da Juventude, em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães. A proposta é provocar uma reflexão sobre os seis pontos que permeiam a vida das mulheres: discriminação, violência, trabalho, educação, saúde e política.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS