Flamengo e Boavista decidem Taça Guanabara pela terceira vez neste sábado
21/02/2020 19:42 - Atualizado em 24/03/2020 18:29
Ronaldinho Gaúcho e Vinicius Júnior já foram protagonistas em títulos do Fla sobre o adversário
Ronaldinho Gaúcho e Vinicius Júnior já foram protagonistas em títulos do Fla sobre o adversário / Reprodução/Facebook e Gilvan de Souza/Flamengo
Em fim de semana de Carnaval, o Flamengo pode conquistar neste sábado (22) seu segundo título da temporada. O supercampeão do Brasil enfrenta o Boavista, às 18h, no Maracanã, como grande favorito na final da Taça Guanabara. Como fará na próxima quarta-feira (26) o jogo de volta da Recopa Sul-Americana, contra o Independiente del Valle (EQU), também no Maraca, o Rubro-Negro pode poupar alguns jogadores na partida deste sábado. Mas, nada garantido, dada a fome de vitórias e títulos do técnico Jorge Jesus. Pela manhã, a equipe será definida em atividade pré-jogo no Ninho do Urubu.
No treino de ontem, a novidade foi a presença do zagueiro Léo Pereira, que vinha trabalhando separadamente de forma leve. Se tiver condições de jogo, um dos motivos para ele retornar logo ao time é a lesão sofrida por Rodrigo Caio no primeiro confronto com o Independiente del Valle, na última quarta (19). Caso ele não jogue, a dupla de zaga rubro-negra tende a ser formada por Gustavo Henrique e Matheus Thuler, enquanto Matheus Dantas e Rafael Santos aparecem como outras opções.
No ataque, Bruno Henrique é desfalque confirmado. Autor de um dos gols no jogo de ida da Recopa, o atleta teve lesão no joelho confirmada e, apesar de não ter sofrido fratura, ainda não pode jogar. O departamento médico do Flamengo trabalha para tentar viabilizar seu retorno contra o próprio Independiente del Valle.
Para o Boavista, um possível título da Taça Guanabara seria muito importante, principalmente após a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil, também na quarta, diante da Chapecoense.
Revelado pelo Flamengo, o meia Erick Flores falou sobre o confronto deste sábado, destacando a força do adversário. Apesar do favoritismo rubro-negro, o atleta está confiante.
— Nossa expectativa é a maior possível. Sabemos da dificuldade que vamos enfrentar. Porém, fizemos por merecer chegar até a final, e agora é desfrutar dela. É um grande motivador contra um time como o Flamengo, prova que estamos fazendo o trabalho certo. Muitos times queriam estar no nosso lugar nessa final — disse Erick ao site FutRio. — Todos os cuidados são necessários para enfrentar o Flamengo. Se quisermos ser campeões, temos que fazer uma partida perfeita, todos nós temos que estar num dia bom para poder segurar a equipe deles e, consequentemente, conseguir fazer o nosso jogo — ressaltou.
Ambos no Grupo A, Boavista e Flamengo somaram 13 pontos na fase classificatória — o Fla usou equipe alternativa em três rodadas. O Verdão de Saquarema avançou como líder da chave por vantagem no saldo de gols — seis a cinco.
Em 2011 e 2018, Mengo se sagrou campeão
O Boavista é um dos pequenos clubes fluminenses que mais têm aparecido com certo destaque neste século. Tanto que esta será a terceira final de Taça Guanabara contra o Flamengo. Contudo, a primeira no Maracanã. Nas duas anteriores, o Rubro-Negro saiu com o título.
Em 27 de fevereiro de 2011, Ronaldinho Gaúcho marcou, de falta, o gol da vitória por 1 a 0 que lhe valeu seu primeiro título pelo clube da Gávea — também conquistou a Taça Rio e, consequentemente, o Campeonato Estadual daquele ano. A partida aconteceu no estádio Nilton Santos, o Engenhão.
Quase sete anos completos depois, no dia 18 de fevereiro de 2018, foram Vinícius Junior e Kadu Fernandes, contra, os autores dos gols rubro-negros no triunfo por 2 a 0, no estádio Kléber Andrade, em Cariacica-ES. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS