Secretaria de Estado de Saúde lança a campanha RJ contra o Sarampo
13/01/2020 08:55 - Atualizado em 24/03/2020 20:14
Vacinação contra o sarampo
Vacinação contra o sarampo / Divulgação - Governo RJ
A secretaria de Estado de Saúde deu início nesta segunda-feira (13) à campanha “RJ contra o Sarampo”, que convoca a população entre seis meses e 49 anos para ser vacinada contra a doença nas unidades básicas de saúde. A expectativa é que, este ano, ocorram no estado mais de 10 mil casos da virose, que em 2016 estava erradicada no Brasil. A imunização é a única forma de prevenção.
Para o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, o movimento antivacina, defendido por alguns grupos e propagado em redes sociais, foi um dos fatores que culminaram para a volta da doença.
— A população precisa se certificar que está imunizada. O sarampo mata, e a vacinação é uma responsabilidade com a própria proteção, mas também com a da família, dos amigos e de pessoas próximas. Estamos convidando todos a aderirem à campanha, para gerarmos uma verdadeira mobilização pela saúde do estado do Rio de Janeiro — convoca o secretário Edmar.
O esquema vacinal contra o sarampo está disponível durante todo o ano na rede pública de saúde para as faixas etárias recomendadas. Porém, com a iminência do aumento expressivo do número de casos, a orientação da secretaria de Estado de Saúde é que a população busque as unidades básicas de saúde o quanto antes para receber a dose. Todos os municípios do estado do Rio de Janeiro estão abastecidos da vacina que previne a doença.
Transmissão
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, sendo transmitida por meio da fala, tosse e espirro.
A pessoa com sarampo pode apresentar mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite.
Quem deve se vacinar
Todas as pessoas entre seis meses e 49 anos devem se vacinar. É recomendado que a população leve sua caderneta de vacinação na ida ao posto de saúde.
Contraindicações
Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Alérgicos a proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.
Fonte: Governo do Estado do RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS