Filmes em exibição no Solar dos Mellos
21/05/2019 18:25 - Atualizado em 26/05/2019 11:16
Devido às chuvas da última semana, quando o Solar dos Mellos comemorava a 17ª Semana Nacional dos Museus (SNM) pelo Dia dos Museus (18 de maio), parte da programação foi transferida para esta quinzena. Assim, o “Curta no Museu Especial” vai acontecer hoje (22), às 19h. A mostra de curtas-metragens regionais exibirá “20 Anos do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba”, “A Carta” e “Vinicius, Vinicius”, com entrada franca.
O “Curta no Museu Especial”, sob a curadoria de Hélder Santana, apresentará o documentário inédito na casa, o “20 anos do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba”, de Tiago Maviero, produzido em Rio das Ostras. Um dos objetivos é rememorar esta data e provocar reflexões sobre a história regional.
Outro inédito no museu é o “A Carta”, da Cia Grotosko. A companhia macaense foi reverenciada pelo público presente ao auditório Presidente Washington Luís para a sessão de “Carijó”, em março. Este curta-metragem, filmado no Frade, região serrana de Macaé, sensibilizou a plateia, que recebeu a atriz Rosanete Félix para uma conversa sobre a produção. “A Carta” promete o mesmo impacto.
Além desses, será reexibido “Vinicius Vinicius”, da produtora Jemastê e direção da premiada cineasta macaense Fran Mattoso. O filme foi apresentado no museu no Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril). O protagonista, Vinícius, nascido em Quissamã e portador de aspecto autista, conta sua própria história e emociona o espectador pela oportunidade de conhecer o cotidiano de outra forma.
Não apenas a mostra de curtas-metragens é parte da programação da Semana Nacional de Museus que foi adiada. O “Quintas no Museu” Maio Amarelo, voltado para a educação no trânsito, com rodas de conversa e de samba com a cantora Jô Wilme, passou para o dia 30, às 18h. Já as visitas guiadas, de manhã e à tarde, à exposição “Cultura Para Todos, o Futuro das Tradições” prosseguirão até 26 de julho. O telefone para agendamento de grupos é 2759-5049. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS