Efeitos da estiagem debatidos na Uenf
Victor de Azevedo 18/09/2018 21:07 - Atualizado em 19/09/2018 13:32
Uenf
Uenf / Antônio Leudo
Começa nesta quarta-feira, a partir das 9h30, o Congresso Estadual de Prevenção dos efeitos da estiagem Norte e Noroeste Fluminense organizado pelo Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. O evento será realizado no centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) até esta quinta-feira e pretende debater com especialistas nas áreas sociais, agrotécnicas, ambientais e de proteção civil sobre o desastre da estiagem. O Congresso ocorre no momento em que o período de seca do rio Paraíba do Sul é o mais longo em 85 anos.
A programação desta quarta-feira conta com oito palestras, dentre elas, a do coordenador regional da Defesa Civil, tenente coronel Joelson Oliveira, que fala sobre a estiagem na região e do diretor técnico da Pesagro, Silvio José Elia Galvão, que debate o aumento do custo de produção da agropecuária no período de seca. Nesta quinta-feira, a partir das 9h30, será a vez dos representantes da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), do Instituto do Meio Ambiente (Inea) e professores de universidades públicas de Campos. Antes do encerramento, haverá uma mesa redonda entre os participantes.
O diretor do comitê do Baixo Paraíba, João Siqueira ressaltou que o evento vai debater as causas que levaram ou agravaram o problema da estiagem.
— Pretendemos suscitar o debate sobre as causas que levaram ou agravaram o problema do desastre da estiagem, aumentando o empobrecimento das comunidades, os prejuízos e danos na cultura do agronegócio e das grandes perdas de nascentes, agravando a vulnerabilidade no meio ambiente e da sustentabilidade na região, evento este até então pouco estudado. A Defesa Civil está conosco pela demanda, devido à crise hídrica. No ano passado, foi a primeira vez que a nossa região recebeu recurso diante da situação de emergência da seca. Para receber recurso todo ano, o Ministério da Integração Nacional solicitou que realizasse um seminário — disse.
Período de seca - Em recente entrevista à Folha, João Siqueira afirmou que o rio Paraíba do Sul passa pelo período mais longo de seca em 85 anos. Segundo ele, a solução para o problema é a construção de uma cisterna de água e contenção de cheias, que será realizada em Minas Gerais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS