Filme sobre Alzheimer será lançado em Campos
17/09/2018 18:35 - Atualizado em 20/09/2018 14:23
Divulgação
“Quando Chega a Hora de Esquecer”, filme que aborda o Alzheimer, será lançado nesta sexta-feira (21), Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, em Campos. A obra, com direção e roteiro de Xandy Novaski, tem, em seu elenco, tanto atores campistas — a exemplo da atriz Jeanne Viterbo, que é a protagonista — quanto “globais”, como Sonia Zagury e Cristiane Machado. O lançamento, que tem apoio da Folha da Manhã, acontecerá às 16h, no Kinoplex Avenida (Shopping Avenida 28). Também haverá exibição do longa-metragem no sábado (22), no mesmo cinema, em dois horários: 15h e 16h30.
De acordo com o produtor executivo da obra, Edivaldo Azevedo, que também integra o elenco, o objetivo é conscientizar a população sobre os problemas causados pelo Alzheimer, doença progressiva que atinge principalmente os idosos e tem, entre seus principais sintomas, a perda de memória e a confusão.
— O filme mostra a situação de uma família que precisa lidar com a doença. Precisamos muito falar sobre o assunto. É importante conscientizar as pessoas sobre como lidar com uma pessoa que tem Alzheimer. Os pacientes muitas vezes acabam não recebendo a atenção e paciência necessárias, pois muitas famílias não entendem que eles não estão fazendo as coisas daquele jeito porque querem, mas porque têm uma doença — disse.
Divulgação
Edivaldo Azevedo explicou que os ingressos para a sessão de sexta-feira já estão esgotados. Porém, ainda há entradas para as duas sessões de sábado.
— Eles podem ser adquiridos nas lojas Dieguez do Calçadão, do Parquecentro Shopping e do Boulevard, por R$ 10, valor promocional de meia-entrada para todos. Na Dieguez do Boulevard só há bilhetes para a sessão das 16h30. Já nas outras duas unidades, ainda é possível encontrar para as duas sessões de sábado.
O produtor executivo do longa falou, ainda, sobre a importância de se fazer o pré-lançamento no Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer. — É importante lembrar a data — relatou.
O lançamento será realizado em várias cidades, ainda sem data definida, mas este ano.
— O filme será exibido em cinemas de vários municípios. O pré-lançamento acontece em Campos porque a maior parte do elenco é daqui e porque as cenas foram todas gravadas por aqui.
Edivaldo Azevedo contou, também, que todo o processo de criação do filme, desde a concepção do roteiro até a finalização da edição, durou três anos.
— Há três anos, surgiu a ideia, junto ao diretor, Xandy Novaski, de fazer este filme. Foi ele (Novaski) quem criou o roteiro, depois de conversas comigo, já que eu sou fisioterapeuta, sobre sintomas e outras questões ligadas ao Alzheimer. A seleção do elenco aconteceu ainda durante a criação do roteiro, já que eu já pensei em pessoas específicas para cada personagem que ia surgindo — explicou ele.
Divulgação
As gravações foram realizadas principalmente em Campos, em diversos lugares:
— Houve cenas gravadas em hospitais e clínicas da cidade, em um supermercado, no Cais da Lapa, na ponte Barcelos Martins, na ferrovia e outros locais. Também tivemos uma cena gravada em Atafona (em São João da Barra). Durante esse processo de gravação das cenas, que durou um mês, Xandy Novaski, que é de Curitiba, no Paraná, ficou em Campos. Ele trouxe as atrizes Sonia Zagury e Cristiane Machado, duas grandes amigas dele, e começamos as gravações. Já a edição foi toda feita por uma equipe em São Paulo.
As expectativas, conta Azevedo, são ótimas.
— O filme foi feito de forma independente e ficamos impressionados com o resultado. Ficou muito bom — relatou.
Além da direção e roteiro de Xandy Novaski e produção executiva de Edivaldo Azevedo, o longa-metragem ainda conta com co-direção e direção de fotografia de Johel Alvez Bright, e assistência de produção de Ana de Sá Azevedo. No elenco, estão Jeanne Viterbo, Edivaldo Azevedo, Cristiane Machado, Sonia Zagury, Márcia Maria, João Lucas Azevedo, Luiz Eduardo de Sá Pereira, Thiago Pereira, Nilson Athayde, Rita Souza, Simone Lobo, José Jailton Dantas, André Filipe Azevedo, Natton Ribeiro e Ricardo Araújo. (J.H.R.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS