"Snatch - Porcos e Diamantes" no Cineclube Goitacá
18/09/2018 17:56 - Atualizado em 21/09/2018 14:01
Nesta quarta-feira (19) tem comédia na tela do Cineclube Goitacá, com entrada gratuita. O longa-metragem “Snatch — Porcos e Diamantes” (“Snatch”, 2000), do diretor Guy Ritchie, será exibido a partir das 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, localizado na esquina da rua Conselheiro Otaviano com a rua Treze de Maio, no Centro de Campos. Quem apresenta a obra é a produtora cultural Luciana Portinho.
Na trama, Frankie Quatro-Dedos (Benicio Del Toro) é um ladrão de diamantes que também faz o trabalho de intermediário de peças roubadas. De passagem por Londres, ele precisa chegar até Nova York para vender alguns diamantes de seu chefe, Avi (Dennis Farina). Porém, ele, que é viciado em jogos, não resiste e acaba dando uma pausa em sua viagem para apostar em uma luta ilegal de boxe.
Enquanto isso, dois promotores de lutas, chamados Turco (Jason Statham) e Tommy (Stephen Graham), se unem a um fazendeiro local, Coco de Tijolo (Alan Ford), na tentativa de convencer o pugilista cigano Mickey O’Neil (Brad Pitt) a participar de uma luta sem luvas, onde vale tudo. O’Neil inicialmente não aceita a proposta, mas termina concordando em participar de uma luta da dupla. Já Avi, impaciente com a demora de Frankie Quatro-Dedos, contrata “Bullet Tooth” Tony (Vinnie Jones) para encontrá-lo e trazer consigo os diamantes.
O advogado e publicitário Gustavo Oviedo, um dos coordenadores do Cineclube, comentou que “Snatch — Porcos e Diamantes” é uma comédia inglesa muito violenta, que se inspira de forma evidente no cinema de Quentin Tarantino.
— Guy Ritchie cria toda uma história bizarra envolvendo mafiosos, ciganos e ladrões de primeira viagem, com um ritmo frenético e muito cinismo. Sem possuir o talento do diretor americano, Ritchie consegue fazer um filme bem divertido, sem nenhuma outra pretensão “artística” — disse.
A crítica ressalta que Guy Ritchie é um cineasta que dirige com eficiência e rapidez, levando, por exemplo, o espectador de Nova York a Londres em pouquíssimos segundos. Ele se destaca por várias características, como cortes rápidos e secos — herança da sua experiência como diretor de videoclipes —, edição frenética, ágeis movimentos de câmera, personagens extremamente caricatos, cores levemente saturadas e histórias que se entrelaçam. Num ritmo alucinante e empolgante, aponta a crítica, o público testemunha as encrencas do submundo londrino em “Snatch — Porcos e Diamantes”.
O filme que será exibido no Cineclube Goitacá é o segundo do diretor. O longa de estreia de Ritchie foi “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes” (“Lock, Stock and Two Smoking Barrels”, 1998).
Curiosidade levantada pela crítica é que, antes de começar a filmar “Snatch — Porcos e Diamantes”, Guy Ritchie pretendia não ter nenhum ator de renome no elenco. Porém, Brad Pitt gostou tanto de “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes” que marcou uma reunião com o diretor pedindo para fazer parte de seu próximo projeto. Isso fez com que a obra de Ritchie tivesse mais visibilidade e, ainda, um valoroso acréscimo em seu elenco, já que Pitt interpretou Mickey O’Neil com maestria, segundo a crítica. (J.H.R)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS