IMTT promove abertura da Semana Nacional do Trânsito
Verônica Nascimento e Maria Laura Gomes 18/09/2018 10:01 - Atualizado em 19/09/2018 13:30
Abertura da Semana Nacional do Trânsito
Abertura da Semana Nacional do Trânsito / Antônio Leudo
A vice-prefeita de Campos, Conceição Sant’Anna; o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Felipe Quintanilha; e o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Fabiano de Souza, fizeram a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito, na Praça do Santíssimo Salvador, na manhã desta terça-feira (18). Estiveram presentes efetivos da PM, da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e membros do Moto Club de Campos, além de alunos da rede municipal de ensino.
Para o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, o evento nacional é uma forma de conscientizar ainda mais a população sobre a importância de obedecer à legislação de trânsito. Somente entre o último domingo (16) e segunda-feira (17), foram registrados cinco acidentes no município, que deixaram três mortos e nove feridos.
— O lema deste ano é “Nós somos o trânsito” justamente porque somos parte integrante essencial do trânsito, especialmente em uma cidade como Campos que, apesar de quatro mil quilômetros quadrados, tem uma alta concentração de pessoas em um perímetro central pequeno. Então, você tem um volume muito grande de veículos e uma estrutura que é prejudicial ao trânsito. — explicou Quintanilha, ressaltando que o Brasil é quarto país do mundo em acidentes de trânsito.
O presidente explicou que o órgão municipal tem trabalhado pela reformulação do transporte coletivo, com o objetivo de reestruturar o fluxo do tráfego e possibilitar aos campistas melhor acesso ao serviço público:
— Com a reestruturação do transporte coletivo, esperamos que as pessoas utilizem menos os carros; que deixem os carros em casa e usem os ônibus como transporte, o que ajudará, inclusive, a reduzir o número de acidentes. De janeiro a junho, foram 40 mil atendimentos de trauma relacionados a acidentes de trânsito no Hospital Ferreira Machado — alertou.
  • Abertura da Semana Nacional do Trânsito

    Abertura da Semana Nacional do Trânsito

  • Abertura da Semana Nacional do Trânsito

    Abertura da Semana Nacional do Trânsito

  • Abertura da Semana Nacional do Trânsito

    Abertura da Semana Nacional do Trânsito

  • Abertura da Semana Nacional do Trânsito

    Abertura da Semana Nacional do Trânsito

O comandante da Guarda Municipal, Fabiano Mariano, afirmou que o órgão está em constante trabalho de fiscalização, mas é necessário que haja outras iniciativas:
— Só a fiscalização não é o ideal para a redução de irregularidades e acidentes no trânsito. Por isso, estão sendo feitas palestras em escolas e empresas. A partir desta terça até o dia 25, colocaremos educadores de trânsito nas ruas, para orientar os condutores. Terão blitzes educadoras, blitz da Lei Seca e entrega de panfletos. E, na sede da Guarda, estão disponíveis visitas dos alunos, de várias escolas, para que eles conheçam a parte educativa e administrativa — explicou o comandante da Guarda, Fabiano Mariano. Durante a Semana Nacional do Trânsito, a Guarda atuará em parceria com a Polícia Militar.
Na abertura, houve a solenidade com hasteamento de bandeira e execução do Hino Nacional. O grupo da Ronda Escolar, da Guarda Civil, reproduziu um espetáculo teatral que é apresentado na sede da instituição, em visitação de alunos, e nas escolas. O teatro, em parceria com o grupamento de trânsito, também está sendo levado a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres nas principais vias da cidade.
Durante o dia, militares do Corpo de Bombeiros darão informações e demonstrações sobre primeiros socorros. Haverá uma simulação de acidente. E, na área da praça, a unidade móvel do Hemocentro Regional vai realizar captação de sangue das 9h às 15h.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS