Polarização confirmada pelo Ibope
Arnaldo Neto e Aldir Sales 19/09/2018 10:33 - Atualizado em 20/09/2018 14:25
A TV Globo divulgou, nessa terça-feira (18), sua mais recente pesquisa encomendada ao Ibope na corrida presidencial deste ano. Jair Bolsonaro (PSL) teve crescimento de 2% e segue na liderança, com 28%. A tendência é de polarização com o candidato do PT, Fernando Haddad, já no primeiro turno. Haddad subiu 11 pontos percentuais, com relação ao levantamento anterior, divulgado no dia 11 de setembro, e fica isolado na segunda colocação, com 19%. Nos cenários de segundo turno, Bolsonaro e Haddad estão empatados com 40%.
Ciro Gomes (PDT), que vinha registrando crescimento após a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser barrada na Lei da Ficha Limpa, estagnou nos 11% registrados na semana passada. Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) seguem desidratando. O tucano oscilou negativamente de 9% para 7%, ficando na quarta colocação. Logo atrás aparece a ex-ministra do Meio Ambiente, que caiu de 9% para 6%.
Alckmin e o pedetista estão empatados no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais. O tucano também está empatado tecnicamente com a candidata do Rede.
Alvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) aparecem com 2%. No limite da margem de erro, todos estão tecnicamente empatados com Marina. Cabo Daciolo (Patriota) tem 1%. Vera Lúcia (PSTU), Guilherme Boulos (Psol), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não alcançaram 1%. Brancos e nulos somam 14%. Já 7% afirmaram que não sabem em quem votar ou não respondeu.
O Ibope também testou quatro cenários de segundo turno e confirmou o equilíbrio da disputa. Neles, Bolsonaro não aparece empatado, dentro do limite da margem de erro, para Marina Silva. Neste caso, o capitão do Exército teria 41% contra 36% da candidata da Rede. Em um embate com Haddad, os dois aparecem numericamente empatados com 40%. Contra Ciro, o pedetista teria 40% contra 39% do deputado. Com Alckmin, o presidenciável do PSL também está empatado em 39%.
Foram ouvidos 2.506 eleitores em 177 municípios, entre os dias 16 e 18 de setembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS