Emprego temporário terá aumento de 10%
17/09/2018 20:49 - Atualizado em 21/09/2018 14:02
Enquanto a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê contratação de 72,7 mil trabalhadores temporários durante o Natal de 2018 em todo o país, 1,7% a menos com relação ao mesmo período do ano passado, Campos segue na contramão com expectativa de um aumento em torno de 10% que o mesmo período do ano passado. As contratações começam no final deste mês.
Isso é o que garante o presidente da Carjopa, Luíz Carlos Chicre. Como lojista ele espera um recuperação grande na economia nos próximos meses e com isso aumento nas vendas e nas contratações.
— Estamos com boas expectativas para o Natal. A economia está melhorando e com isso tem aumento nas vendas e para atender bem a nossa clientela temos que ter pessoal para isso. As contratações serão em torno de 10% a mais que o ano passado e começam no final deste mês para que os contratados possam ser treinados — disse ele.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) também tem essa previsão, segundo o diretor Nilton Miranda. “Estamos vindo de um período ruim com uma economia complicada, mas Natal é sempre Natal. Ninguém fica sem presente e com certeza o comércio vai precisar se abastecer de pessoal para o atendimento”, informou.
Enquanto isso, nacionalmente existe uma expectativa de que em todo o Brasil tenha uma queda no número de contratações. De acordo com a CNC, a desaceleração da economia diante do cenário de incertezas do segundo semestre deverá levar as vendas do varejo a crescer menos no Natal de 2018 (+2,3%) do que no de 2017 (+3,9%).
— Antes da crise, mais de 20% das vagas eram preenchidas até outubro. Nos três últimos anos, esse percentual não passou dos 15% — afirma Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC.
Os maiores volumes de contratação deverão se concentrar no segmento de vestuário (47,9 mil vagas) e no de hiper e supermercados (11,5 mil vagas). Além de serem os “grandes empregadores” do varejo – juntos eles representam 42% da força de trabalho do setor –, esses segmentos costumam responder, em média, por 60% das vendas natalinas.
O salário de admissão deverá ser de R$ 1.230, avançando, portanto, 3,9% na comparação com o ano passado. (J.R.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS